O surgimento do ensino da história

Páginas: 5 (1085 palavras) Publicado: 9 de novembro de 2012
O SURGIMENTO DO ENSINO DA HISTÓRIA






“Dificilmente encontraremos quem desconheça o papel da História para ajudá-lo na compreensão de si, dos outros e do lugar que ocupamos na sociedade e no dever histórico”. Elza Nadai, 1993


De modo geral, o ensino de História pode ser caracterizado a partir de dois grandes momentos. O primeiro teve início na primeira metade doséculo XIX, com a introdução da área no currículo escolar. Após a Independência, com a preocupação de criar uma genealogia da nação, elaborou-se uma história nacional, baseada em uma matriz européia e a partir de pressupostos eurocêntricos. O segundo momento ocorreu a partir das décadas de 30 e 40 deste século, orientado por uma política nacionalista e desenvolvimentista. O Estado também passou arealizar uma intervenção mais normativa na educação e foram criadas as faculdades de filosofia no Brasil, formando pesquisadores e professores, consolidando-se uma produção de conhecimento científico e cultural mais autônoma no país.


Nesta perspectiva, o Estado brasileiro sempre se mostrou preocupado com a forma com que o conhecimento construído com o estudo das Ciências Humanas, em especialcom o conhecimento histórico era passado à sociedade. Por tal motivo, foram realizadas as reformas no ensino de História, uma vez que esta significava ameaça aos interesses do Estado representado pelos militares. Esvaziar o teor crítico da disciplina era a garantia da segurança nacional, diante das transformações sociais ao longo do período ditatorial.


Tal preocupação dos governos emrelação ao conhecimento histórico é uma herança histórica desenvolvida na sociedade brasileira desde 1837, como afirma Elza Nadai:


“No Brasil, sob influência do pensamento liberal francês e o bojo do movimento regencial, após a Independência de 1822, estruturou-se no Município do Rio de Janeiro, o Colégio Pedro I (que durante o Império funcionaria como estabelecimento-padrão de ensinosecundário, o mesmo ocorrendo na República, sob denominação de Ginásio Nacional) e seu primeiro Regulamento, de 1838, determinou a inserção dos estudos históricos no currículo, a partir da sexta-série.” (NADAI, 1993, p.145-146)


De acordo com a autora, a matéria de História surgiu a partir do modelo Frances. “A História como disciplina escolar autônoma surgiu no século XIX, na França,imbricada nos movimentos de laicização da sociedade e de constituição das nações modernas” (NADAI, 1993, P.144) no dizer de François Furet “a finalidade do ensino da história é tão clara que a escola de tornou laica, obrigatória e gratuita: forma um cidadão compenetrado dos seus deveres e um soldado que ama a sua arma.” (FURET, p. 130) nessa mesma perspectiva “para existir como disciplina escolar, ahistória teve de sofrer várias mutações, de modo a constituir um campo do saber ao mesmo tempo intelectualmente autônomo, socialmente necessário e tecnicamente insanável.” (FURET, p. 134)


Porem a História será ministrada somente a partir da sexta série por falta de material. Assim, “na falta de traduções, apelava-se diretamente para os próprios manuais franceses” (NADAI, 1993, p.146)No final do século XIX a educação brasileira, foi marcada por lutas envolvendo reformulações curriculares. Projetos continuavam a defender o currículo humanístico. Outros desejavam introduzir um currículo mais científico, adequado à modernização do país. Nesse contexto, as propostas para o currículo humanístico e para o científico, entendiam a História como disciplina escolar, importantepara a formação do espírito nacionalista. É com esse pano de fundo que se estabelecem as reformas educacionais nas décadas de 1960 a 1980 durante o regime autoritário e repressor imposto com a ditadura militar.


Na visão de Selva Guimarães:


“No ideal do Conselho de Segurança Nacional, que agia no sentido de controlar e reprimir as opiniões e os pensamentos dos cidadãos, de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Surgimento Da Historia
  • Surgimento do ensino superior no brasil
  • A história do surgimento da integral
  • A história do surgimento das técnicas de integração
  • O Surgimento da História como Disciplina
  • O surgimento das historias em quadrinhos
  • surgimento da historia da filosofia
  • História

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!