O Surgimento das Relações Internacionais

Páginas: 2 (290 palavras) Publicado: 20 de outubro de 2014
A área das Relações Internacionais surgiu no período entre guerras, com o objetivo de tentar diminuir ou prevenir as discórdias entre as nações, e deste modo, evitar nova guerra daquelasproporções.
O profissional formado em Relações Internacionais (R.I.) visa otimizar as relações entre empresas, órgãos governamentais, entidades internacionais em várias áreas: política, militar, cultural,comercial, legais, de direitos civis.
As empresas privadas têm buscado a assessoria de tais profissionais para resolver questões tanto comerciais como de imagem institucional, políticas, diplomáticas,etc.
Empresas focadas em ampliar seu mercado externo podem representar boas oportunidades de trabalho, seja diretamente (como empregado) seja como consultor. Além de poder atuar em órgãospúblicos, embaixadas, ministérios, ONG’s, etc.
O domínio de uma ou mais línguas além da nativa é um requisito indispensável nesta profissão, mas tal domínio pode ser desenvolvido paralelamente à formação,não sendo habilidade exigida no vestibular.
O Brasil demorou certo tempo para ingressar nessa área. A carreira de R.I. é relativamente recente no país – 20 anos é pouco no que tange ao mundo dotrabalho.
O primeiro curso de Graduação em Relações Internacionais do Brasil foi criado em 1974, na Universidade de Brasília, sendo a faculdade mais tradicional da área até hoje.
Em um contextogeral, a área das relações internacionais foi criada para estabelecer a ordem entre países que ameaçavam entrar em conflito. Na época de seu surgimento (período entre guerras), serviu como ferramentapara evitar com que países, que tinham problemas (políticos, ideológicos, religiosos, etc), se envolvessem novamente em outra grande guerra. Hoje em dia não é muito diferente. Esse objetivo de manteras relações entre países em equilíbrio, ainda é presente. Porém, com o atual mundo globalizado, outros assuntos entram em pauta, como por exemplo, relações de comércio e sustentabilidade....
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Relações internacionais
  • Relações internacionais
  • Relações Internacionais
  • Relaçoes internacionais
  • RELAÇÕES INTERNACIONAIS
  • Relações Internacionais
  • Relações Internacionais
  • Relaçoes internacionais

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!