O Surgimento Da Filsofia Na Gr Cia Antiga

712 palavras 3 páginas
PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO PARANÁ

ESCOLA DE SAÚDE E BIOCIÊNCIAS

CURSO DE PSICOLOGIA

DISCIPLINA RAÍZES DO PENSAMENTO PSICOLÓGICO

O SURGIMENTO DA FILOSOFIA NA GRÉCIA ANTIGA

YNDIAMARA RODRIGUES LOPES ARAUJO, 1B,NOITE

Curitiba
2015
O SURGIMENTO DA FILOSOFIA NA GRÉCIA ANTIGA

Do pensamento mítico para o filosófico-científico
O pensamento mítico consiste em uma forma pela qual um povo explica aspectos essenciais da realidade em que vivi; a origem do mundo, o funcionamento da natureza e dos processos naturais e as origens deste povo, bem como seus valores básicos. O termo grego mythos, significa um tipo bastante especial de discurso, o discurso ficcional ou imaginário, sendo por vezes até mesmo sinônimo de “mentira”. As lendas e narrativas míticas não são produto de um autor, mas parte da tradição cultural e folclórica de um povo. Um dos elementos centrais do pensamento mítico e de sua forma de explicar a realidade é o apelo ao sobrenatural, ao mistério, ao sagrado, á magia.
O pensamento filosófico-científico surge na Grécia no séc. VI a.C, caracterizando-o como uma forma específica de o homem tentar entender o mundo que o cerca, isto não quer dizer que anteriormente não houvesse também outras formas de se entender essa realidade. O pensamento filosófico-científico, nasce basicamente de uma insatisfação com o tipo de explicação do real que encontramos no pensamento mítico. De fato, desse ponto de vista, o pensamento mítico tem uma característica até certo ponto paradoxal. Por um lado pretende fornecer uma explicação da realidade, por outro lado, recorre nessa explicação ao mistério e ao sobrenatural, ou seja, exatamente àquilo que não se pode explicar por estar fora do plano da compreensão humana.
O pensamento filosófico-científico representa uma ruptura bastante radical com o pensamento mítico, enquanto forma de explicar a realidade. Essa ruptura não se dá de forma completa e imediata, ou seja, o surgimento desse novo tipo de

Relacionados