o sujeito na epistemologia genética:

Páginas: 2 (310 palavras) Publicado: 17 de setembro de 2014
PRÁTICA TUTORIAL “ESTUDO DIRIGIDO” – CURSO DE LETRAS 6
Texto o sujeito na epistemologia genética:
Qual o objetivo principal do texto?
R: defende que o indivíduo passa por várias etapas dedesenvolvimento ao longo da sua vida. O desenvolvimento é observado pela sobreposição do equilíbrio entre a assimilação e a acomodação, resultando em adaptação. Assim, nesta formulação, o ser humano assimilaos dados que obtém do exterior, mas uma vez que já tem uma estrutura mental que não está "vazia", precisa adaptar esses dados à estrutura mental já existente. O processo de modificação de si próprioé chamado de acomodação. Este esquema revela que nenhum conhecimento chega do exterior sem que sofra alguma alteração pelo indivíduo, sendo que tudo o que se aprende é influenciado por aquilo que jáhavia sido aprendido. A assimilação ocorre quando a informação é incorporada às estruturas já pré-existentes nessa dinâmica estrutura cognitiva, enquanto que a adaptação ocorre quando o organismo semodifica de alguma maneira de modo a incorporar dinamicamente a nova informação. Por fim, de um pensamento moderno que, buscando a síntese inusitada entre o biológico e o lógico-matemático, pareceencontrar seus limites na desconstrução ainda mais inusitada a que tende sistematicamente todo o pensamento na atualidade: a de si mesmo se construindo de modo essencialmente esclarecido.
Qual acaracterística principal da epistemologia genética?
R: A epistemologia genética é caracterizada na inteligência e na construção do conhecimento do sujeito e na relação do objeto e visa responder não só comohomens, sozinhos ou em conjunto, constroem conhecimentos, mas também por quais processos e por que etapas eles conseguem fazer isso.
Apresente o conceito de sujeito para Piaget.

Sujeito é um centrode funcionamento. É tendência para a organização e para a adaptação. Em resumo, Sujeito epistêmico é o sujeito que conhece, que constrói o seu conhecimento atuando sobre o objeto de conhecimento....
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • O SUJEITO NA EPISTEMOLOGIA GENÉTICA
  • O SUJEITO NA EPISTEMOLOGIA GENÉTICA
  • epistemologia genética
  • epistemologia genetica
  • Epistemologia genetica
  • A EPISTEMOLOGIA GENÉTICA
  • Epistemologia Genetica
  • epistemologia genetica

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!