O SORRISO DE MONALISA

805 palavras 4 páginas
COLÉGIO MONSENHOR LUIZ FERREIRA DE BRITO
DATA: 12/09/2014 1º TAC- NOT.
ALUNA: JANINE DOS SANTOS
PROFª: RITA AMARAL

FILOSOFIA

RESUMO DE ROTEIRO DO FILME O SORRISO DE MONALIZA

Síntese da Obra
O filme O Sorriso de Mona Lisa retrata a história de uma época tradicionalista em uma faculdade extremamente conservadora, exclusiva para mulheres, localizada nos E.U.A na década 1950, onde a sociedade acreditava que as moças só teriam sucesso na vida se formassem uma família e estivessem muito bem casadas. Mulheres inteligentíssimas, mas focadas somente em concluir os estudos e logo após se tornariam donas de casa. Eis que surge da Califórnia uma professora de história da Arte recém graduada e totalmente independente, indignada com a cultura daquele lugar ela tenta encorajá-las a serem muito mais do que isso, e faz de tudo para mostrar as alunas que é possível conciliar uma vida doméstica com uma carreira profissional brilhante, mas esses métodos de ensino contradiziam todos os princípios e valores de ensinamentos da faculdade naquela época.
Mesmo assim a professora conseguiu fazer com que as alunas enxergassem seu valor e que mesmo sendo mulheres elas teriam condições de lutar pelo seu espaço na sociedade enfrentando preconceitos e discriminação, deixando para traz aquela imagem de submissão.

Referência da Autoria
A projeção do filme enfatiza o ideal de vida em que as mulheres daquela época buscavam para serem felizes. O quadro pintado por Leonardo Da Vinci foi uma forma de despertar a curiosidade sobre a seguinte questão: A mulher pintada no quadro está sorrindo, mais isso significa que ela está feliz?
O filme associa as mulheres daquela época que estudavam, direcionando seus valores e desejos unicamente a ter uma casa, marido e filhos, elas nunca pensaram na possibilidade de conciliar tudo isso com uma carreira profissional.
Mas com a chegada de uma professora moderna no colégio, deu-se início a um novo tempo,

Relacionados