O Socialismo Cristão Europeu

Páginas: 7 (1616 palavras) Publicado: 9 de abril de 2014
O Socialismo Cristão Europeu:


Rerum Novarum e as condições sociais dos trabalhadores no século XIX.

















Colégio Franciscano Sagrado Coração de Jesus.
Cabo Frio, 03 de Junho de 2013.
Professor: Luiz Cotias.
Grupo: Andressa Santana, Gabriela Piccoli, Larissa Scherer e Talita Porto.
Turma: 3002
Introdução

A partir do século XIX, uma nova ideologia passoua influenciar o modo de pensamento do operariado, essa nova onda de pensamentos desencadeou em certos movimentos operários que marcaram o modo de pensar dos trabalhadores, trazendo uma visão política contrária a diversos pressupostos que explicavam o sistema capitalista.
Com esse novo pensamento e diversos movimentos iniciados no século XIX, o bispo da igreja católica criou a Encíclica RerumNovarum, que ressaltava e discutia as condições dos operários, no final do século XIX. Podemos notar consequências significativas como uma abertura maior de visão da Igreja Católica e o mundo moderno.
Paralelo aos fatos, ocorreu também no mesmo século a Revolução Industrial, fato histórico que marcou o século. A Revolução Industrial teve início no século XVIII, na Inglaterra, com a mecanização dossistemas de produção. Em muitas regiões da Europa, os trabalhadores se organizaram para lutar por melhores condições de trabalho. Os empregados das fábricas formaram as trade unions (espécie de sindicato) com o objetivo de melhorar as condições de trabalho dos empregados. Houve também movimentos mais violentos como, por exemplo, o ludismo e cartismo.
 Rerum Novarum

Significado da Rerum Novarum : sobre a condição dos operários (em latim Rerum Novarum significa "Das Coisas Novas") é uma encíclica escrita pelo Papa Leão XIII a 15 de Maio de 1891. Era uma carta aberta a todos os bispos, debatendo as condições das classes trabalhadoras. Wilhelm Emmanuel von Ketteler e Edward Manning tiveram grande influência na sua composição.

Aencíclica trata de questões levantadas durante a revolução industrial e as sociedades democráticas no final do século XIX. Leão XIII apoiava o direito dos trabalhadores formarem sindicatos, mas rejeitava o socialismo e defendia os direitos à propriedade privada. Discutia as relações entre o governo, os negócios, o trabalho e a Igreja.

A encíclica critica fortemente a falta de princípios éticos evalores morais na sociedade de seu tempo e laica, uma das grandes causas dos problemas sociais. O documento papal refere alguns princípios que deveriam ser usados na procura de justiça na vida industrial e sócio-económica, como por exemplo a melhor distribuição de riqueza, a intervenção do Estado na economia a favor dos mais pobres e desprotegidos, a caridade do patronato aos trabalhadores.
Aencíclica veio completar outros trabalhos de Leão XIII durante o seu papado (Diuturnum, sobre a soberania política; Immortale Dei, sobre a constituição cristã dos Estados e Libertas, sobre a liberdade humana) para modernizar o pensamento social da Igreja e da sua hierarquia. Em geral é considerada como o pilar fundamental da Doutrina Social da Igreja. Pelos sucessores no papado foi denominada de "CartaMagna" do "Magistério Social da Igreja".

Esta famosa encíclica pode ser basicamente dividida, para fins de estudo, em quatro grandes partes:

I - A Questão Social e o Socialismo
Inicia o texto fazendo um levantamento da situação social da época e da crise social que o mundo passava, de conflitos, e critica a situação de miséria e pobreza que os trabalhadores estavam submetidos em razão de umliberalismo irresponsável, de um capitalismo selvagem e de patrões desumanos. Os trabalhadores estavam sendo vítimas da cobiça e de uma concorrência desenfreada da ganância e de leis que haviam perdido o sentido e os princípios cristãos: ...é necessário, com medidas prontas e eficazes, vir em auxílio dos homens das classes inferiores, atendendo a que eles estão, pela maior parte, numa situação...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • A Europa
  • Cristãos
  • Cristão
  • Cristão
  • cristao
  • CRISTAO
  • europeus
  • Cristão

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!