o sistesma educacional brasileiro

1322 palavras 6 páginas
O SISTEMA EDUCACIONAL BRASILEIRO Rosane Fernandes Andrzejewski
Professor: Izequiel José Ferreira da Costa Sociologia da Educação E.E.M. Governador Celso Ramos 3º ano Magistério 06/março/2014

RESUMO
Atualmente, cada governo deve organizar seu sistema de ensino. Isso quer dizer que a União, os Estados e os municípios são os responsáveis pela manutenção desse sistema, disponibilizando recursos públicos que garantam a estrutura para que os alunos possam estudar.
Todos partem da mesma fonte para determinar seus métodos de trabalho: a LDB (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional).
A LDB, instituída em 1996, prevê a descentralização e a autonomia para as escolas e as universidades, além de estabelecer um processo regular de avaliação do ensino.
Desde a Educação Infantil até o Ensino Superior, rege a LDB.
Estão também sob sua regulação as séries obrigatórias e as opcionais, a organização do currículo das escolas, os níveis de ensino, os graus e a estrutura interna das instituições. Também é a lei que garante a validade de um diploma ou de um certificado, bem como explica o motivo por que o aluno e até mesmo os professores devem recebê-lo ao terminar seus estudos.

Palavras-chave: Governo; Educação; Estrutura.
INTRODUÇÃO
O presente trabalho tem como tema principal a educação no Brasil, bem como, sua estrutura de ensino formada por três etapas: Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio e/ou Médio Profissionalizante e Educação Superior. Descrever de forma resumida seu funcionamento, organização , estrutura e seus níveis, nos mais diversos campos de ensino.
Despertar o interesse pelo ensino, compreendendo a metodologia designada pelo governo federal através do Ministério da Educação. Conhecer a LDB na sua integralidade com a finalidade de aplicá-la corretamente na atividade de ensino em quaisquer dos níveis lecionados.

Como Funciona O Sistema Educacional Brasileiro
Organização

Relacionados

  • ARTIGO Desenv
    7064 palavras | 29 páginas
  • Direito
    148763 palavras | 596 páginas