O Sistema Teatfire

772 palavras 4 páginas
O sistema "Teatfire"
Em 1860 a empresa “Moore’s Patent Firearms Company” fabricava revólveres utilizando munições do sistema Rimfire (percussão anelar), sendo o municiamento efetuado pela parte traseira do tambor, e cuja patente havia sido adquirida pela S&W a Rollin White, impedindo, enquanto a mesma não expirasse, outros fabricantes de produzirem revólveres com aquele tipo de municiamento, a menos que pagassem os respetivos direitos autorais à Smith & Wesson.
É neste quadro que diversos inventores tentam ultrapassar aquele óbice legal apresentando soluções alternativas de carregamento daquele tipo de arma. Assim, em 28 de Abril de 1863, Daniel Moore, de Brooklyn, Nova Iorque, patenteia um pequeno revólver .32 de municiamento pela parte frontal das câmaras (Patente 38.321) e que utilizava uma forma primitiva de munição posteriormente designada por teatfire desenhada pelo próprio Moore. A munição apresentava uma base plana à volta de uma espécie de tetina cilíndrica central onde continha o fulminante, sendo que o projétil de chumbo era totalmente introduzido no invólucro assentando diretamente na pólvora negra.
Desenhos da patente de Moore
Nesse mesmo ano Daniel Moore altera a designação da sua empresa para “Moore's Patent National Firearms Company” (que em 1866 se tornaria na “National Arms Company”) e inicia o fabrico da arma patenteada, na qual se vêm a constatar algumas fragilidades de funcionamento devidas à robustez da tetina cilíndrica que necessitava constantemente de mais que uma batida do cão para obter a detonação e também ao formato da base da munição que não permitia a sua cobertura total pela câmara em que se alojava, originando por vezes rebentamentos e projeção de fragmentos do invólucro nessa zona. Ciente destas debilidades, David Williamson, também de Brooklyn, Nova Iorque, redesenha tanto a munição como o tambor do revólver de Moore, dando à base da munição uma forma hemisférica que permitia o seu total aconchego na câmara,

Relacionados