O sistema kanban separa as posi es de estoque em tr s zonas a saber

1399 palavras 6 páginas
O sistema kanban separa as posições de estoque em três zonas a saber:

1. ZONA VERDE Na zona verde definimos o tamanho do lote mínimo, permitindo que possamos otimizar nossa produção, transporte ou estocagem. Cada vez que disparamos uma ordem de compra ou de fabricação, o fornecedor deverá entregar, no mínimo, a quantidade definida na zona verde.

2. ZONA AMARELA Conhecida na gestão clássica de materiais como PONTO de PEDIDO, a zona amarela contempla a quantidade de pecas que vamos consumir desde o momento em que fazemos um pedido ao fornecedor ou a produção ate o momento do recebimento dessas mercadorias no nosso estoque;

3. ZONA VERMELHA Definiremos a zona vermelha de maneira diretamente proporcional aos riscos que corremos de haver uma variação no consumo ou de haver um atraso na entrega do fornecedor.
Devemos levar em consideração também se o item for imprescindível em nosso processo, ou seja, um produto cuja falta pode comprometer seriamente a performance da empresa. Nesse caso, mesmo que tenhamos confiança na regularidade do consumo e da entrega, a prudência roga pelo dimensionamento de uma zona de segurança. Muitas vezes pode ser uma boa idéia dimensionarmos nossa segurança em coerência com o tempo de reaprovisionamento, dessa forma, mesmo que o estoque atinja a zona critica ainda nos restará tempo para evitarmos uma ruptura.

3.1 IMPLANTAÇÃO DO SISTEMA KANBAN
Sua implantação na empresa deve ser planejada, pois dificuldades ocorrerão, sendo assim será necessário sincronismo entre o pessoal para que haja uma melhora gradativa e que se atinja a meta desejada. MOURA (1989;p139-140) relata a implantação do Kanban da seguinte maneira:
Das empresas que implantaram o Kanban com sucesso, vem o conselho para não planejar a implantação com muitos detalhes. E impossível prever em detalhes os problemas que ocorrerão. Em cada fábrica, a implantação é um processo de auto descoberta através da experiência — aprendendo e fazendo.
Antes da implantação os gerentes,

Relacionados

  • governança corporativa
    110949 palavras | 444 páginas