O SISTEMA FAXINAL E SUA IMPLICAÇÃO NO USO E OCUPAÇÃO DO MUNICÍPIO DE PRUDENTÓPOLIS – PR

3823 palavras 16 páginas
O SISTEMA FAXINAL E SUA IMPLICAÇÃO NO USO E OCUPAÇÃO DO MUNICÍPIO DE PRUDENTÓPOLIS – PR

Carlos Alberto Koliski – UNICENTRO – Guarapuava – PR carlaokoliski@yahoo.com.br Valdemir Antoneli – UNICENTRO – Campus de Irati – PR vdantoneli@pop.com.br Palavras chaves: Faxinal; criadouro comum; uso e ocupação; Prudentópolis.

1 – Introdução
Este artigo tem por objetivo elaborar uma breve discussão sobre o Sistema Faxinal e sua perpetuação no tempo e no espaço.
Entende-se por Faxinal uma forma de organização camponesa que possui a criação extensiva de animais domésticos a solta em uma área comunal, envolvendo a policultura alimentar de subsistência nas áreas ao entorno do criadouro comum.
Segundo uma classificação realizada por Souza (2007), no 2º Encontro dos Faxinalenses, realizado no ano de 2007, o Paraná conta atualmente com 227 faxinais, classificados em quatro categorias: Faxinais com uso comum - criadouro comum aberto; Faxinais com uso comum - criadouro comum cercado; Faxinais com uso comum - criadouro com criação grossa ou alta e Faxinais sem uso comum.
De posse dessa classificação, buscou-se realizar uma discussão sobre as condições dos Faxinais do município de Prudentópolis, pois dos 227 Faxinais existentes no Estado, 14 estão localizados no município. Do total do Estado, 54 deles possuem características de Criadouro Comum e deste total, Prudentópolis possui 9 Faxinais (16,6%) que ainda mantém essas características originais (criadouros comuns). Quando se faz menção a palavra Faxinal, estamos nos referindo ao uso comunal das terras para criação de animais e, não ao Faxinal, “privatizado” onde permanece as características físicas (tipo de vegetação) e forma de criação (criação extensiva), de maneira individualizada, sem uso comum das pastagens naturais.

2 – Metodologia Para o desenvolvimento deste trabalho, foi utilizada a seguinte metodologia:
- Levantamento bibliográfico em livros, revistas e relatórios de órgãos governamentais, que relatam

Relacionados

  • pedagogia
    9447 palavras | 38 páginas