O sistema erp e as organizações

Páginas: 6 (1440 palavras) Publicado: 8 de junho de 2011
O SISTEMA ERP E AS ORGANIZAÇÕES
André Luís da Silva Pinheiro *

Resumo: Este trabalho discutirá o impacto da implantação de um sistema do tipo ERP em uma empresa. Apresentaremos uma breve introdução de como os sistemas do tipo ERP surgiram no mercado e quais as principais vantagens e desvantagens da implantação deste sistema em uma empresa. Palavras-chave: Sistemas de Gestão Empresarial, ERP,Sistemas de Informação.

INTRODUÇÃO

Nas últimas décadas, muito tem se falado dos sistemas integrados do tipo Enterprise Resource Planning ou simplesmente ERP, que nada mais são que sistemas de informação que integram todos os dados e processos de uma organização em um único sistema (Laudon [1], Padoveze [2]). O sistema ERP tem como principal objetivo à integração de toda uma organização emseus diversos níveis funcionais através do armazenamento de informações colhidas em todos os setores empresariais.

Várias empresas resolvem adotar tal sistema achando que os mesmos serão a solução de seus problemas organizacionais, pois o sistema ERP pode disponibilizar uma visão empresarial tanto na perspectiva funcional como na perspectiva sistêmica, ledo engano pois tais sistemas demandam umaconstrução empresarial totalmente voltada para este novo ambiente de trabalho, uma reestruturação empresarial crítica sem falar na capacitação dos funcionários de todos os departamentos da empresa, pois tal sistema trabalha em conjunto, reunindo informações dos diversos departamentos e as apresenta de

Escola Superior de Gestão e Tecnologia – Universidade Castelo Branco – UCB. Curso Superior deSistemas de Informação – Campus Realengo.

*

1

forma consolidada para que decisões estratégicas, gerenciais e operacionais possam ser tomadas. O ERP em termos gerais é uma plataforma de software desenvolvida para integrar os diversos departamentos de uma empresa possibilitando a automação e armazenamento de todas as informações de negócios [3]; é um sistema que busca informações em outrossistemas espalhados pela empresa com o principal objetivo de consolidar estas informações em um único sistema.

EVOLUÇÃO HISTÓRICA DO SISTEMA ERP

No final da década de 50, precisamente em 1946, surge a tecnologia baseada nos enormes mainframes que demandavam um enorme consumo elétrico e um custo muito elevado. Precisamente em 7 de Abril de 1964, a IBM apresenta o System/360, um mainframe quepara a época foi o maior projeto de uma empresa. Desde então diversas outras empresas desenvolveram seus mainframes. Estes mainframes rodavam os primeiros sistemas de gestão corporativa, os conhecidos sistemas de controle de estoque.

No final da década de 60, a revolução da eletrônica tem início com a popularização dos transistores.

No início da década de 70, surgem os chamados MRPs(Material Requirement Planning), antecessores dos sistemas ERP. Eram sistemas que trabalhavam em módulos, trocando informações entre si, tinham como principal objetivo o planejamento das requisições de materias, controlando assim não apenas os estoques, mas também a requisição de material para reposição dos mesmos.

Já na década de 80, com o avanço da eletrônica e os computadores se tornando cada vezmais populares e baratos, tiveram início as redes de computadores e como consequência, a troca ágil de informações e o modelo computacional cliente-servidor. O MRP se transformou em MRP II (Manufacturing Resource Planning). O MRP II tinha

2

como principal objetivo o planejamento dos recursos de manufatura, que agora também controlava outras atividades como mão-de-obra e maquinário [3].

Naprática, o MRP II já poderia ser chamado de ERP pela abrangência de controles e gerenciamento. Porém, não se sabe ao certo quando o conjunto de sistemas ganhou essa denominação [3].

O próximo passo, com a troca de informações disponibilizadas pelas redes de computadores, serviu tanto para agilizar os processos empresariais quanto para estabelecer uma comunicação entre os diversos setores...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Importância dos sistemas erp nas organizações
  • A evolução dos sistemas erp nas organizações brasileiras
  • Erp nas organizações
  • SISTEMA ERP
  • Sistemas ERP
  • sistemas erp
  • Sistema erp
  • Sistema erp

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!