O sistema de saúde brasileiro

Páginas: 3 (624 palavras) Publicado: 21 de novembro de 2012
Universidade Estadual de Montes Claros
Centro de Ciências Biológicas e da Saúde
Curso: Odontologia
Disciplina: Bioquímica-
Acadêmicos:

Proteínas relacionadas à Odontologia

As proteínas sãoimportantes constituintes orgânicos das matrizes dentárias. Assim, é necessário que, durante o desenvolvimento do dente, o organismo seja provido de proteínas de alta qualidade, ricas em todos osaminoácidos essenciais, como valina, leucina, isoleucina, lisina, treonina, metionina, fenilalanina, triptofano, arginina e histidina.
Na composição química do dente 0,3g% é formado de proteínas. Dentreos tecidos constituintes do dente, a dentina apresenta uma alta taxa de substâncias orgânicas, o que explica sua elevada plasticidade e elasticidade, recebendo bem os esforços mastigatórios epermitindo uma adaptação perfeita das restaurações.
Entre os componentes orgânicos de dente, assumem importância capital as proteínas que constituem as matrizes dos tecidos duros dos dentes. Todo tecidoduro apresenta uma matriz protéica que serve de base para a precipitação de sais de cálcio e posterior endurecimento da estrutura. Má formação da matriz implicará estrutura mal formada, da mesma formaque deficiente mineralização provocará o aparecimento de regiões hipocalcificadas ou mesmo não calcificadas.
As proteínas do esmalte dentário pertencem à classe das escleroproteínas, ou proteínasfibrosas, como a queratina, filiada ao grupo das euqueratinas, e são muito ricas nos aminoácidos cistina e hidroxiprolina.
Na superfície do esmalte temos a Membrana de Nasmith, que é uma delgada películaqueratinizada elaborada pelos ameloblastos e recobre a superfície dos dentes recém-erupcionados. Trata-se, pois, de uma proteína fibrosa produzida pelos ameloblastos do epitélio reduzido do órgão doesmalte, logo após terem produzido as prismas do esmalte. A Membrana de Nasmith é resistente aos ácidos, aos álcalis e á digestão pelas enzimas proteolíticas.
As proteínas da dentina e do cemento...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • SICKO S.O.S SAÚDE X SISTEMA DE SAÚDE BRASILEIRO
  • O Sistema de Saúde Brasileiro: História, Avanços e Desafios.
  • O sistema de saúde brasileiro: seu impacto na pobreza e na desigualdade
  • Artigo: “O sistema de saúde brasileiro: história, avanços e desafios”
  • Aspectos positivos do sistema de saúde brasileiro (sus)
  • questionario O sistema de saúde brasileiro história, avanços e desafios
  • A lei complementar 141 e o financiamento da saúde do sistema público brasileiro
  • sistema brasileiro

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!