O Sistema de Gest o de Custos como suporte formula o e alinhamento das Estrat gias Organizacionais

2559 palavras 11 páginas
O Sistema de Gestão de Custos como suporte à formulação e alinhamento das Estratégias Organizacionais.

Silvana Saionara Gollo é doutoranda em Administração, área de Gestão e Inovação Tecnológica e Produção do Programa de Pós-Graduação em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).
Ao longo do artigo, Gollo (2002) apresenta o conceito de Gestão Estratégica e o processo de formulação de implementação de estratégias, aplicados na ideia de cadeia de valor. Apresenta também a Gestão de Custos e o Balanced Scorecard, um modelo estratégico que mostra os indicadores financeiros e não financeiros que podem ser considerados na medição de desempenho organizacional.
As organizações desenvolvem um processo de gestão estratégica, que permite a formulação, implementação e avaliação de estratégias competitivas e funcionais, as quais devem interagir-se gerando indicadores para medição do desempenho, como a Gestão de Custos, que pode contribuir para a formulação e alinhamento das estratégias competitivas.
De acordo com a autora, para aplicar a Gestão Estratégica é preciso ter o domínio da origem da palavra estratégia, da evolução do seu conceito, dos seus níveis de formulação, da sua utilização no contexto de negócios e do seu processo de formulação e implementação.
A palavra estratégia tem origem na antiga Grécia e deriva do termo grego strategos, que combina stratos (militar/exército) com ag (liderar), relacionando-se com o comandante chefe da organização militar. O conceito de estratégia, provavelmente surgiu relacionado a operações militares, nas quais são encontrados elementos que identificam sua prática: recursos limitados, incerteza sobre a capacidade e as intenções do adversário, comprometimento irreversível dos recursos, coordenação das ações à distância e ao longo tempo. A aplicação de estratégia no contexto dos negócios iniciou após a Segunda Revolução Industrial, intensificando-se no início do século XX, quando o sistema de produção em

Relacionados

  • governança corporativa
    110949 palavras | 444 páginas
  • Sustentabilidade Corporativa
    114465 palavras | 458 páginas
  • Apostila itil v3
    48778 palavras | 196 páginas
  • Engenharia de produção
    88154 palavras | 353 páginas