O sistema de controle de custos e a otimização de práticas de gestão entre unidades de infantaria blindada

Páginas: 8 (1887 palavras) Publicado: 7 de agosto de 2013

PRÓ-REITORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA
MBA EM LOGÍSTICA, MOBILIZAÇÃO E MEIO AMBIENTE






PROJETO DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO

O SISTEMA DE CONTROLE DE CUSTOS E A OTIMIZAÇÃO DAS PRÁTICAS DE GESTÃO ENTRE UNIDADES DE INFANTARIA BLINDADA



AUTOR: MARCELO BIFANO DA SILVA
ORIENTADOR: PROF MSc





Brasília
2013
MARCELO BIFANO DASILVA




O SISTEMA DE CONTROLE DE CUSTOS E A OTIMIZAÇÃO DAS PRÁTICAS DE GESTÃO ENTRE UNIDADES DE INFANTARIA BLINDADA





Projeto de Trabalho de Conclusão de Curso submetido à Coordenação do MBA em Logística, Mobilização e Meio Ambiente para obtenção do Certificado de Pós-Graduação Lato Sensu em logística, mobilização e meio ambiente


Orientador:_____________________________________
Aprovo





Brasília
2013


LISTA DE ABREVIATURAS E SIGLAS


OM - Organizações Militares
SISCUSTOS – Sistema Gerencial de Custos do Exército




SUMÁRIO

1
Tema
4
2
Delimitação do tema
4
3
Formulação do Problema
5
4
Hipótese
6
5
Objetivo geral e específico
6
6
Justificativa
6
7
Metodologia de pesquisa
6
8Fundamentação teórica
8
9
Cronograma
8
10
Recursos
9
11
Referências
9
1. TEMA
O controle de custos na Administração Pública Brasileira remete à Lei 4320/64 e desde então vem sendo normatizado e aperfeiçoado culminando com a resolução CFC nº 1.111, de 2007, que estabeleceu a interpretação dos Princípios Fundamentais da Contabilidade sob a ótica do setor público. Agregou-se também a esta resolução aPortaria nº 184, do Ministério da Fazenda, de 2008, que estabeleceu as diretrizes para a convergência do Setor Público às normas internacionais.
Apesar de terem transcorrido mais de quarenta anos entre a legislação embrionária que versava sobre controle de custos, a contabilidade pública brasileira sempre foi mais afeta ao controle do orçamento publico, deixando em segundo plano o controle decustos das atividades inerentes a cada setor.

2. DELIMITAÇÃO DO TEMA

Como foi abordado inicialmente, a Contabilidade Pública contemporânea redireciona seu foco do orçamento e sua execução para o patrimônio e para a efetividade dos programas de governo. Desta forma, o controle contábil executado na Administração Pública Federal pelo Sistema Integrado de Administração Financeira (SIAFI) e poroutros não mais se apresenta suficiente. Fazendo grupo com alguns órgãos da Administração Pública, como o Banco Central do Brasil, Marinha do Brasil e a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária o Exército Brasileiro desenvolveu o SISCUSTOS - Sistema de Controle de Custos do Exército Brasileiro.
Delimitando o ambiente institucional como o Exército Brasileiro, temos externo a ele a AdministraçãoPública Federal e, assim, apura-se que a disputa política por recursos é constante e ferrenha. Como ambiente interno, temos as mais de 460 Organizações Militares distribuídas ao longo do território nacional e, tal qual acontece na disputa por recursos no ambiente externo, dentre as OM, o montante a ser distribuído é parco e as demandas reprimidas são elevadas provocando, pois, disputa pelorecebimento destes pífios volumes de créditos.
Restringir-se-á a coleta de dados de OM que desenvolvem atividades similares, com valor militar semelhante, com idade de aquartelamento aproximado e dentro de uma mesma região do território nacional, características essas reunidas para este estudo nas Unidades de Infantaria Blindada.

3. FORMULAÇÃO DO PROBLEMA

Problema: Como organizações militaresdistintas com missões semelhantes podem fazer uso do SISCUSTOS para otimizar seus gastos e alcançar maior eficiência nos resultados?

4. HIPÓTESE

Com a utilização da ferramenta do SISCUSTOS poder-se-á auferir ganhos significativos de eficiência na execução das atividades desempenhadas pelas organizações militares.

5. OBJETIVO GERAL

Revelar aos ordenadores de despesas a importância do...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Otimização sistema controle energiaa
  • Controle e Gestão de Custos
  • Controle e gestão de custos e despesas
  • Sistema de Gestão de Controle
  • Relatório de Sistemas Digitais
  • Os sistemas contábeis .....de apuração e controle de custos
  • A IMPORTÂNCIA DO CONTROLE DE CUSTOS PARA A GESTÃO DAS EMPRESAS
  • Sistemas de controle de versão

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!