O Sistema Cantareira

Páginas: 2 (357 palavras) Publicado: 23 de fevereiro de 2015
O Sistema Cantareira

Surgiu em 1970, após várias crises de falta d’agua. Ele compreende reservatórios distantes de até 70km de distância da capital de São Paulo.
O Sistema Cantareira trata33 mil litros de água por segundo, trata-se de um dos maiores sistemas produtores de água do mundo. As seis represas que compõem o complexo estão em diferentes níveis e são interligadas por 48 km detúneis para aproveitar os desníveis e a acumulação de água por gravidade.
O Sistema Cantareira abastece cerca de 55% da Região Metropolitana do Estado de São Paulo e fornece uma das melhores água doplaneta, com padrões de qualidade superiores aos exigidos pela Organização Mundial de Saúde ( OMS).
Quatro reservatórios dão origem ao Sistema. O primeiro fica na cidade de Bragança Paulista e éalimentado pelos rios Jacareí e Jaguari, cujas nascentes estão  localizadas no Estado de Minas Gerais. Neste reservatório são armazenadas 22 mil litros de água por segundo. O segundo reservatórioarmazena 5 mil litros/segundo do rio Cachoeira de Piracaia. O terceiro na cidade de Nazaré paulista armazena 4 mil litros/segundo, do Rio Atibainha.
Na cidade de Mairiporã, a quarta barragem, com nível de745 metros, é capaz de fornecer 2 mil litros de água  por segundo. Existe ainda, uma represa de segurança a 860 metros e denominada  Águas Claras. Caso haja alguma paralisação, é possível manter osistema em pleno funcionamento durante 3 horas.
A água percorre aproximadamente 48 km através de tubos e canais por gravidade e chega ao pé da Serra da Cantareira, onde é elevada por bombeamento a120 metros de altura para o Reservatório Artificial de Águas Claras. Segue então para a Estação de tratamento, onde começa a ser tratada , onde são produzidos 33 mil litros de água por segundo pra abastecer cerca de 8,8 milhões de pessoas da Região Metropolitana de São Paulo, saindo em ótimas condições de consumo. Em seguida é levada para a Estação Elevatória do Cadiriri, na Mooca, onde é...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Sistema Cantareira
  • Sistema Cantareira
  • Sistema Cantareira
  • sistema cantareira
  • Sistema Cantareira
  • sistema cantareira
  • A Crise no Sistema Cantareira
  • A crise do Sistema Cantareira

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!