O sindicato-apase e a formação de supervisores do magistério*

Páginas: 15 (3625 palavras) Publicado: 22 de março de 2012
A Formação de Supervisor do Magistério

Texto apresentado pelo Sindicato-APASE na Palestra “A Formação do Supervisor” durante o VI Congresso Nacional e XIII Encontro
Estadual de Supervisores Educacionais, realizado em Uruguaiana, no Rio Grande do Sul, nos dias seis e sete de junho de 2002

O SINDICATO-APASE E A FORMAÇÃO DE SUPERVISORES DO MAGISTÉRIO*

Domingas M. do Carmo R.Primiano
Eliene Bonetti
Helenice Maria Sbrogio Muramoto
Maria Clara Paes Tobo
Maria Lúcia Morrone
Severiano Garcia Neto

Tendo como referencial as transformações sociais que se intensificam neste século XXI e todo o processo de mudança desencadeado no campo educacional, no qual se configuram novos objetivos, novas exigências de atendimento da demanda por diferentes formas deensino e novas práticas pedagógicas, a Supervisão do Ensino também tem sido afetada e sua ação ampliada, posto que ela deve se voltar para a promoção da democratização do ensino de boa qualidade, essencial para a formação de uma cidadania fraterna e solidária entre pessoas, povos e nações.
Com este horizonte, a ação supervisora não pode se esgotar nos limites da unidade escolar, mesmoreconhecendo sua importância, pois, no interior da escola, as funções realizadas a título de supervisão estão, mais apropriadamente, na esfera da imprescindível Coordenação Pedagógica. A Supervisão tem que ir além: articular escolas e redes escolares, orientando-as para as finalidades maiores da Educação, harmonizando políticas públicas de concretização de todos os níveis da Educação e formação dos seustrabalhadores.
Assim, nesse enfoque mais amplo, o campo da Supervisão é o Sistema de Ensino e se configura como Função de Estado, que, num regime federativo, abrange o Município, o Estado e a União, enquanto entes federados que devem executar políticas educacionais harmônicas voltadas para o bem comum e para a construção de uma sociedade mais justa e eqüitativa para todos os brasileiros.No Estado de São Paulo, a Supervisão de Sistema se consolida, ora exercendo funções legítimas na elaboração, execução, acompanhamento e avaliação das Políticas Públicas, ora executando tarefas determinadas por agentes distantes das necessidades das escolas.
Esta é a luta constante de afirmação do ideário democrático da qual o Supervisor de Ensino não se tem furtado e tem encontrado guarida eapoio no Sindicato de Supervisores do Magistério no Estado de São Paulo - APASE. A concretização desse ideário é desenvolvida num conjunto de ações sócio-político-educacionais do Sindicato, dentre as quais a de agência formadora, a serviço dos Supervisores do Magistério no Estado de São Paulo e demais educadores interessados, sejam eles sindicalizados ou não.
No que se refere à formação dosprofissionais que exercem funções de supervisão, a Sindicato-APASE tem atuado, principalmente, em duas dimensões: a da formação continuada dos supervisores e a da definição de um referencial para essa formação, consubstanciado num Perfil de Supervisor.
Como agência formadora, desde sua instituição, o Sindicato-APASE vem assumindo a responsabilidade de:
- Promover reuniões de trabalho,sessões de estudo, encontros regionais e estaduais, bem como cursos.
- Publicar Jornal Mensal e Suplementos de Legislação e Pedagógico.
- Divulgar e socializar o trabalho dos colegas supervisores que realizaram teses de mestrado e/ou doutorado relativas à supervisão, como forma de contribuir para a formação e aperfeiçoamento do trabalho dos supervisores.
- Participar de debates,depoimentos e palestras com alunos de cursos de graduação e pós-graduação, a convite de professores universitários da área da educação, em especial da supervisão e que valorizam o trabalho do Sindicato e dos supervisores, como parte da formação dos alunos.
- Lutar pela realização de concurso público de provas para todo o magistério, em especial para o cargo de supervisor, pela sua dimensão...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • A formação do supervisor do magistério
  • SUPERVISOR
  • Supervisor
  • magisterio
  • Magisterio
  • magisterio
  • Sindicato
  • SINDICATOS

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!