“O significado sócio-histórico da profissão”,

Páginas: 2 (320 palavras) Publicado: 20 de junho de 2013


Estudo Dirigido 3-Avaliativo

1. Com base no texto de referência: “O significado sócio-histórico da profissão”, de autoria de Maria Carmelita Yazbek, aduza a concepção de reproduçãosocial/reprodução das relações sociais que fundamenta uma forma de apreender o Serviço Social como instituição inserida na sociedade.

A reprodução das relações sociais é a reprodução dedeterminado modo de vida, do cotidiano, de valores, de práticas culturais e políticas e do modo como se produzem as ideias nessa sociedade. Ideias que se expressam em práticas sociais, políticas,culturais, padrões de comportamento e que acabam por permear toda a trama de relações da sociedade.

2. A concepção de reprodução social que o texto: “O significado sócio-histórico daprofissão”, de autoria de Maria Carmelita Yazbek aborda traz para a discussão dois ângulos de apreender o Serviço Social como instituição inserida na sociedade. Quais os dois ângulos indissociáveis einterdependentes de apreensão do Serviço Social?

- como realidade vivida e representada na e pela consciência de seus agentes profissionais e que se expressa pelo discurso teórico eideológico sobre o exercício profissional;
- como atividade socialmente determinada pelas circunstâncias sociais objetivas que imprimem certa direção social ao exercício profissional, que independemde sua vontade e/ou da consciência de seus agentes individuais.

3. Ainda, com base no texto: “O significado sócio-histórico da profissão”, de autoria de Maria Carmelita Yazbek quais asduas dimensões do trabalho do Assistente Social? Defina-as.

Objetivas: no sentido de considerar os determinantes sócio-históricos do exercício profissional em diferentes conjunturas.Subjetivas: no sentido de identificar a forma como o assistente social incorpora em sua consciência o significado de seu trabalho e a direção social que imprime ao seu fazer profissional.
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • O significado sócio-histórico da profissão
  • Fichamento- O significado sócio-histórico da profissão
  • Fichamento O significado sócio-histórico da profissão
  • 1 O significado socio historico da profissao
  • Fichamento do texto O significado sócio-histórico da profissão
  • Significado sócio-histórico da Profissão Assistente Social
  • Síntese do texto: “o significado sócio-histórico da profissão”
  • Fichamento do texto: O significado sócio-histórico da profissão.

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!