O SETOR T XTIL NO BRASIL Carolina J Vieira

1747 palavras 7 páginas
O SETOR TÊXTIL BRASILEIRO: Análise e Oportunidades nos últimos anos
Janeiro, 2015

CENÁRIO MUNDIAL

A partir de dados e estudos do mercado da indústria têxtil e de confecção dos anos de 2010 até 2014 iremos apresentar, ao longo do relatório, quais as tendências demandas, perspectivas, oportunidades, ameaças, desafios e tendências para esse setor em 2015.
O mercado de T&C é mundialmente conhecido por sua diversidade e dinamismo. É por conta das quatro estações do ano que as indústrias precisam ter agilidade com a produção e transformação de matéria-prima, pois durante o ano são lançadas pelo menos quatro linhas de produtos de acordo com o clima e estação de cada país.
Diante disso, em 2010 o consumo per capta mundial de fibras teve o número de 11,6 kg/habitante, contando que neste ano, a população mundial chegava a quase 7 bilhões de pessoas, a demanda foi de aproximadamente 81 bilhões de kg de fibras no ano, sendo 62% de fibras químicas e 38% de fibras naturais, como o algodão. Além disso, a matéria-prima intermediária da fibra, que são os fios, tecidos, confeccionados e malhas teve sua produção com cerca de 76 bilhões de kg nesse mesmo ano.
De acordo com dados da OMC, em 2012 o setor movimentou quase U$$ 744 bilhões com transações entre países do mundo todo. Com isso, é previsto que esse volume aumente para cerca de U$$ 851 bilhões em 2020 (Fonte: Abit).
Dentro desse cenário, o Brasil se destaca como 5ª maior produtor mundial de manufaturas têxteis. No entanto, mesmo ocupando essa posição, o nosso país tem menos de 0,5% de participação entre todos os mercados do mundo, sendo o vigésimo terceiro no ranking de exportações. Isso acontece, pois a Ásia obtém 73% do volume da produção mundial, destacando-se, nesse continente, países como China, Índia, Paquistão e Coréia do Sul.

Fonte: Abit

CENÁRIO BRASILEIRO
O setor têxtil no Brasil é composto por aproximadamente 32.000 empresas, sendo que mais de 80% são de pequeno e médio porte. Aqui as fabricas fazem

Relacionados