O SERVIÇO SOCIAL NA CONTEMPORANEIDADE

2494 palavras 10 páginas
O SERVIÇO SOCIAL NA CONTEMPORANEIDADE*

RESUMO
O presente artigo tem por objetivo apresentar, de forma resumida, o surgimento do Serviço Social, desde sua origem histórica, e identificar a importância que esta profissão traz para sociedade atual,ou seja, caminhar em defesa da sociedade contemporânea O Serviço Social é uma profissão dinâmica que possui um curto, mas belo processo histórico. Seus fundamentos foram estruturados no final do século XIX, quando se consolidou o processo de industrialização, conhecido na história da humanidade como Revolução Industrial. Nesse cenário de grandes questões sociais, surgiram as bases estruturadoras do Serviço Social, que, durante muito tempo, esteve a serviço da burguesia, recebendo forte influência da doutrina social, desenvolvida pela Igreja Católica. O perfil que o assistente social possui na atualidade é uma soma das experiências que outros profissionais das diferentes áreas absorveram ao longo de pouco mais de um século. Hoje, o assistente social modifica a sua forma de atuação profissional, levando em consideração a demanda que lhe é colocada e a necessidade de responder às exigências e às contradições da sociedade capitalista.

INTRODUÇÃO
O presente trabalho faz uma análise dos tempos atuais, focalizando o serviço social dentro deste contexto. Num primeiro ângulo demonstrando que há um momento de desafios, onde não há facilidades, porém não podemos deixar de lutar por nossos sonhos e Iamamoto trata de recuperar os recursos na particularidade do Serviço Social no âmbito da divisão social e técnica do trabalho onde se encontra organicamente vincula ás configurações estruturais e conjuntarias da “questão social” e ás formas históricas de seu enfrentamento, que são permeadas pela ação do Estado.

* Trabalho referente a 3ª avaliação da disciplina de Fundamentos III,Período de 2013.1, ministrada pela docente Lidiane Batista

Relacionados

  • Memorial
    13783 palavras | 56 páginas