O SERVIÇO SOCIAL BRASILEIRO CONTEMPORÂNEO

2441 palavras 10 páginas
Alegrete, RS
2013

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3
2 DESENVOLVIMENTO 4
2.1 RESGATE HISTÓRICO DO SERVIÇO SOCIAL 4
2.2 O MOVIMENTO DE RECONCEITUAÇÃO DO SERVIÇO SOCIAL BRASILEIRO 7
2.3 AS POLÊMICAS DOS DIAS ATUAIS 9
3 CONCLUSÃO 10
REFERÊNCIAS 11

1 INTRODUÇÃO

Este portfólio interdisciplinar tem como objetivo reunir todos os conhecimentos adquiridos até o presente momento por meio das tele-aulas, web aulas, livros e outros materiais disponibilizados para estudo. Tem como objetivo também propor uma reflexão sobre as primeiras interpretações e intervenções do Serviço Social na realidade social brasileira.
O Serviço Social é uma profissão inserida na divisão social e técnica do trabalho, realiza suas ações no âmbito das políticas socioassistenciais, na esfera pública e privada. Desenvolve suas atividades na abordagem direta da população que procura as instituições e o trabalho do profissional e por meio da pesquisa, da administração, do planejamento, da supervisão, da consultoria, da gestão de políticas, de programas e de serviços sociais.
O assistente social tem como objeto de trabalho a questão social com suas diversas expressões, formulando propostas para seu enfrentamento, por meio das políticas sociais, públicas, empresariais, de organizações da sociedade civil e movimentos sociais.
A atuação desse profissional se dá em organizações públicas e privadas e em diferentes áreas como: proteção social, educação, programas socioeducativos e de comunidade, habitação, gestão de pessoas, segurança pública, justiça e direitos humanos, gerenciamento participativo, direitos sociais, movimentos sociais, comunicação, responsabilidade social, marketing social, meio ambiente, assessoria e consultoria, que variam de acordo com o lugar que o profissional ocupa no mercado de trabalho, exigindo deste um conhecimento teórico-metodológico,

Relacionados