O Serviço Socil no Brasil e o seu surgimento

Páginas: 5 (1220 palavras) Publicado: 9 de setembro de 2014
Depois de setenta anos a profissão do serviço social no Brasil amadurece e se consolida.
O fundamento da profissão emerge das questões sociais durante o período da Revolução Industrial Brasileira.
Foi na sociedade industrialista que nasceu a emergência da profissão.
Entre 1930 e 1940 surgem às condições propicias para a condição da profissão de Assitente Social no Brasil, o processo deindustrializaço é intenso e gera reiquezas, mas este bolo crescente também é uma potencial fábrica de mazelas sociais que tem por conseguinte uma extença margem de excluidos, e é neste exato momento, durante a Revolução Industrial Brasileira, que começam as lutas sociais dos trabalhadores e da camada mais pobre da população por melhores condiçoes sociais, evidenciando-se então para todos e inclusivepara a borguesia industrial, que as ações sociais assistenciais da igreja católica e filantrópicas empregadas dentro do contexto social até o momento já não são suficientes. E é dentro desse contexto que passa a ser reconhecida a legitimidade da questão social.
O estado brasileiro então começa a reconhecer a questão social como um problema de administração pública e chama para se também a parte quelhe cabe na responsabilidade a cerca das questões sociais. O modelo puramente assistencialista começa a se tornar insustentável dentro dessa nova sociedade em pleno processo de industrialização que gera a rizquesar mas tamém gera a desigualdade social nas mesmas proporçoes.
Surge então um novo modelo político para a assistencia social no Brasil, e dentro desse novo modelo político deenfrentamento da questão social que se consolida, a igreja católica fica responsável pela formação dos primeiros assistentes sociais no Brasil, onde a maioria dos assistentes são preferencialmente mulheres e trabalham com os mais pobres, mulheres e crianças.
A primeira escola de serviço social é criada em 1932 na cidade de São Paulo, (CEAS- centro de estudo e ação social).
O CEAS além da teoria levava assócias a visitar a instituições e obras sociais.
Em fevereiro de 1936 inaugurou a escola de serviço social de são Paulo, mesclando as visões belgas e francesas.
O departamento de assistência social foi criado em 1935 no governo do estado de são Paulo.
Em 1938 a escola passou a ter um curso noturno para turma masculina dando prioridade as viagens ao interior do estado a estes. O instituto deserviço social (ISS),para rapazes foi criado em 1940 pela segunda turma de assistente formados pela escola que ficou limitada a formação feminina.
Foi criada em 1937 a segunda escola de serviço social no rio de janeiro.
Em 1938 foi alterado de departamento de assistência social para departamento de serviço social e a assistente social responsável pela coordenação Maria Kiehi.
Foi fundado pelo CEAStrês centros familiares, priorizando o trabalho com as famílias pobres e onde as alunas do curso serviço social faziam seus estágios.
Em 1940 no documento intitulado desenvolvimento do serviço social em são Paulo as famílias passam a ter prioridades e passam a ser objetos de observação e estudo, no mesmo ano é criado o serviço social da indústria.
O estado começa a implantar políticas sociais, e oserviço social brasileiro a ampliar as possibilidades de um trabalho mais alem do trabalho social que era patrocinado pela igreja católica.
A legislação social ( constituição de 1937), cria uma dualização entre atenção previdenciária para os trabalhadores formais predominantemente os das industrias que são transformados em sujeitos coletivos pelo sindicato e os informais que são os pobresdependentes, trata-se da lógica do seguro que estruturou a previdência social de 1920 até a constituição federal de 1988, que garantia proteção limitada aos trabalhadores e as famílias que contribuíam em decorrência de um emprego formal, autônomos e segurados especiais e tinham direitos proporcionais com essa contribuição.Devido ao pacto entre as classes sociais a classe operaria tinha a...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • O surgimento do servico social no brasil
  • o surgimento do serviço social no brasil
  • O SURGIMENTO DO SERVIÇO SOCIAL NO BRASIL
  • Surgimento do serviço social no brasil
  • Surgimento serviço social no brasil
  • O surgimento do Serviço Social no Brasil
  • Surgimento do serviço social no brasil
  • O surgimento do serviço social no brasil

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!