O serviço social e o contexto histórico e político na ditadura militar

Páginas: 5 (1075 palavras) Publicado: 8 de junho de 2012
[pic]



































































1 INTRODUÇÃO


1 INTRODUÇÃO



Uma primeira aproximação pode fazer-se articulando por um lado, a análise das relações sociais da sociedade capitalista e suas transformações,as questões e os problemas sociais que se vão colocando e como oserviço social vai sendo incorporado nas respostas a dar esses problemas, e por outro lado,a análise das formas de trabalho que historicamente vão sendo construídas pelos assistentes sociais.com expressão no exercício da profissão.Se a conjuntura sócio-histórica e o contexto institucional condicionam e configuram os parâmetros em que o serviço social se vai situar,para o exercício profissional contribuiquer a formação acadêmica que possuem,quer o modo como os assistentes sociais se posicionam face a manutenção ou a mudança da sociedade,a análise que fazem dos problemas sociais,das políticas sociais e de serviço em que se integram e as estratégias profissionais que constroem.
Mas a construção do serviço social não e um processo linear e continuo, desde a sua gênese os propósitos do queé,para que serve e a que vem responder são colocados diferentemente,e de forma contraditória,consoante os diversos projetos para a sociedade,pelos grupos sociais e movimentos de natureza social,política,vindo a traduzir-se em práticas profissionais diferenciadas. Assim em tempos de ditadura não se pode falar de um serviço social homogêneo, identificado como uma profissão assistencialista, coniventecom as condições de opressão em que viviam, por quanto existiram assistentes sociais que manifestaram outras formas de conceber, fazer e de se posicionarem nesses tempos.
2 A RECONCEITUAÇÃO DO SERVIÇO SOCIAL DURANTE O REGIME MILITAR,NA AMÉRICA LATINA E NO BRASIL:RENOVAÇÃO E CONSERVADORISMO.




No Brasil, durante o governo de Jânio Quadros (1960-1961), no ano de 1961, e logo depois deJoão Goulart(1961-1964)- popularmente conhecido como Jango,entre 1961 e1964,a sociedade se dividiu,entre o apoio ao projeto de aprofundar o desenvolvimento dependente e associado do capitalismo,e a ruptura com esse padrão de desenvolvimento,retomando o nacionalismo econômico de Getúlio Vargas, com as ‘’reformas de base’’. Estas reformas contavam com o apoio das massas populares que estavam muitoativas naquela época. Com a ditadura militar de 1964,consolida-se o caminho de desenvolvimento capitalista associado aos grandes monopólios fundamentalmente de origem norte-americano.Segundo Marilda Iamamoto a ‘’questão social’’ no Brasil durante a consolidação do capitalismo monopolista,pode ser definida como ‘’queda do padrão de vida dos trabalhadores’’ causada pelo aumento da taxa de exploração daforça de trabalho obtida através da política de ‘’arrocho salarial’’. Com esta política procurava-se atrair o investimento externo, para alavancar o desenvolvimento industrial,e inserir a economia brasileira na nova divisão internacional do trabalho pautada pela internacionalização da produção. Na ditadura a ‘’questão social’’ foi enfrentada por parte do estado e do empresariado através darepressão e da assistência. A assistência via-se expandir criando o mercado nacional de trabalho para o serviço social. Ao mesmo tempo os serviços sociais começarão a serem explorados como fonte de acumulação de capital,e não apenas como instrumentos de redistribuição de capital,e não apenas como instrumentos de redistribuição de renda.
No serviço social esta disjuntiva político-social serefratou no corpo profissional na forma de um movimento de renovação ou reconceituação profissional que apresentou duas faces: modernização e ruptura. O movimento de reconceituação começou no Cone Sul da América latina ( no ano de 1965 se realizou o Seminário Regional latino americano de Serviço Social em Porto alegre)e se espalhou pelo resto do continente ao longo de aproximadamente uma década. Na...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • O serviço social e o contexto historico e politico na ditadura militar
  • SERVIÇO SOCIAL NO CONTEXTO HISTÓRICO DA DITADURA MILITAR
  • O serviço social e o contexto histórico na ditadura militar
  • ditadura militar e seu contexto historico
  • Ditadura militar e serviço social
  • O serviço Social na Ditadura Militar
  • serviço social na ditadura militar
  • ditadura militar e serviço social

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!