O serviço social e as influências positivistas

Páginas: 11 (2668 palavras) Publicado: 10 de abril de 2013
PONTIFÍCIA UNIVERSIADE CATÓLICA DEGOIÁS
PRO-REITORIA DE GRADUAÇÃO
UNIDADE ACADÊMICO ADMINISTRATIVO DO SERVIÇO SOCIAL
MATRIZES TEÓRICAS DO SERVIÇO SOCIAL I

O SERVIÇO SOCIAL E AS INFLUÊNCIAS POSITIVISTAS

GOIÂNIA, 2° SEMESTRE/2012
ALINE RIBEIRO ARAÚJO
JANE APARECIDA DE SOUZA SARTIN
SANDRA CAMILO VAZ ESPINDOLA
TAINARA PEREIRA VAZ

O SERVIÇO SOCIAL E AS INFLUÊNCIAS POSITIVISTASTrabalho apresentado à disciplina matrizes teóricas
no Serviço Social I, sob orientação da professora
Dr.Darci Roldão de Carvalho Souza

O SERVIÇO SOCIAL E AS INFLUÊNCIAS POSITIVISTAS

* Aline Ribeiro Araujo
**Jane Aparecida de Souza Sartin
***Sandra Camilo Vaz Spíndola
****Tainara Pereira Vaz

Este ensaio tem como objeto de análise opositivismo e seu método, fundamentando-se na matriz Durkheimiana e sua influência no Serviço Social brasileiro, em especial a goianiense.
Fazer este percurso vai exigir que iniciemos nosso estudo tomando por base o “Positivismo,” como a primeira forma de pensamento sociológico, criado por Auguste Comte¹, na qual a sociedade era vista como um organismo, regida por leis naturais e em contínuaevolução. Havia também uma inabalável crença na ciência. A ideia central é a possibilidade de observar e conhecer a realidade a partir de seus dados empíricos. Esses conhecimentos podem ser usados na atuação sobre a realidade.
Auguste Comte afirmava que, para haver coesão entre os indivíduos de um grupo social, seria necessário restabelecer a ordem nas idéias, criando um conjunto de crenças comunsa todos os homens. Tal procedimento exigiria uma nova maneira de abordar a realidade: através da ciência. Neste contexto a filosofia desempenharia um papel auxiliar; proceder de forma positiva, tendo por função refletir os métodos e os resultados da ciência destituindo da filosofia seu caráter contestador que, segundo Comte seria uma característica negativa, já que ameaçava a liberdade doshomens.
A sociologia positiva deveria, portanto, conciliar ordem e progresso por meio de reformas comandadas por cientistas e industriais, fazendo com que o progresso fosse conseqüência da ordem vigente.
Seguindo o conceito positivista, tentaremos apreender um pouco do pensamento de Emile Durkheim² (1983), que defendia que os problemas sociais vividos pela sociedade eram de natureza moral e não defundo econômico. Durkheim (1983) entendia que a sociedade predominaria sobre o indivíduo, uma vez que ela é que aplicar a ele o conjunto de normas de conduta social. Seu esforço foi voltado para a emancipação da sociologia em relação às filosofias sociais, tentando constituí-las como disciplina científica rigorosa preocupando-se em definir com clareza o objeto e aplicação dessa nova ciência.Durkheim (1983) elevou os fatos sociais e categoria de objeto de estudo e com controle social voltada para a manutenção da ordem estabelecida pelo sistema social vigente.
Os fatos sociais possuem três características: a coerção social (influxo sobre os indivíduos exercido pelos fatos, induzindo-os a aceitação das regras vigentes); a exterioridade (função de os fatos existirem antes e for a daspessoas) e, a generalidade (devido ao fato repetir-se pela imposição na maioria ou em todos os membros da sociedade).
Durkheim (1983) nos apresenta um estudo realizado sobre “O suicídio”, com uma visão de fato social. Nota-se claramente que o senso comum vê o suicídio como opção da pessoa, sendo por vontade própria ou ausência dela. Sendo assim, nenhum autor necessitaria buscar outra definição.Observa-se, porém que não é com “achismos” que se consegue analisar profundamente um fenômeno que causa tamanha comoção e que abala o imaginário social. Assim sendo, tentar-se-á ir de encontro às diferenças, apresentando para cada maneira que o fim de vida foi determinado, características que bastem para cada pessoa que examine o caso, possa identificados sinais visíveis nos grupos estudados....
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • A influência do neotomismo para o serviço social
  • A influência do capitalismo do servico social
  • Influencia Neotomista no serviço social
  • Influência neotomista serviço social
  • A INFLUÊNCIA DO NEOTOMISMO NO SERVIÇO SOCIAL
  • influencia norte americana no servico social
  • A questão de gêneros e a influència para o serviço social
  • a influençia do pensamento de gramsci no serviço social

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!