O serviço social no espaço da educação escolarizada

Páginas: 14 (3254 palavras) Publicado: 19 de novembro de 2011
O SERVIÇO SOCIAL NO ESPAÇO DA EDUCAÇÃO ESCOLARIZADA

RESUMO
O presente trabalho destaca alguns resultados da pesquisa apresentada no programa de doutorado em serviço social da PUC/SP em dezembro de 2004. A pesquisa que teve duração de quatro anos foi desenvolvida junto aos cursos de serviço social com mestrado e doutorado na área, e junto aosConselhos Regionais de Serviço Social. Apresentamos os resultados da pesquisa explicitando a trajetória feita pela profissão no espaço da educação escolarizada, destacando os período compreendidos: sua gênesis década de 1930; consolidação décadas de 1940-1960; crise década de 1970-1980 e seu retorno a discussão nas décadas de 1990 e 2000.

Palavras-Chave: Política deeducação, educação escolarizada, serviço social.

ABSTRACT
O presente trabalho destaca alguns resultados da pesquisa apresentada no programa de doutorado em serviço social da PUC/SP em dezembro de 2004. A pesquisa que teve duração de quatro anos foi desenvolvida junto aos cursos de serviço social com mestrado e doutorado na área, e junto aos ConselhosRegionais de Serviço Social. Apresentamos os resultados da pesquisa explicitando a trajetória feita pela profissão no espaço da educação escolarizada, destacando os período compreendidos: sua gênesis década de 1930; consolidação décadas de 1940-1960; crise década de 1970-1980 e seu retorno a discussão nas décadas de 1990 e 2000.

Keywords: Política de educação, educaçãoescolarizada, serviço social.

I. INTRODUÇÃO

Este trabalho tem como tema central o estudo do serviço social na divisão sócio-técnica do trabalho como um dos elementos constitutivos no campo da educação no Brasil, mais especificamente sua inserção no espaço da educação escolarizada. Inserção esta demarcada pelo contexto sócio-histórico e pela trajetória de institucionalização do ServiçoSocial como profissão na relação entre Estado e sociedade civil.
O pressuposto deste trabalho é que a educação enquanto política pública é um espaço contraditório de lutas de classes, no qual se exercem poderes diversos que se legitimam historicamente conforme se estabelece a correlação de forças na diversidade dos projetos societários, sob o ponto de vista macro-social e que contaminam asrelações na escola como aparelho ideológico.
O adensamento de forças que ao enfrentarem as contradições da sociedade capitalista conquistam a ampliação dos direitos não se dá exclusivamente por uma categoria profissional, mas na luta conjunta dos trabalhadores. Assim, a partir do projeto ético político profissional o Assistente Social, norteia sua intervenção pelos princípios dauniversalidade e da incondicionalidade dos direitos via políticas sociais, como âmbito privilegiado da ação do Serviço Social, contrapondo-se à tendência de sua precarização e privatização.
Entendendo-se a educação como uma dimensão complexa e histórica da vida social, apreende-se a política educacional como expressão das lutas sociais na disputa pela hegemonia da cultura, fundada nos suposto daemancipação, do protagonismo e da autonomia dos sujeitos - cujo dinamismo próprio está ligado ao mundo da produção. (SAVIANI, 1991), (ABREU, 2002).
A educação, além de ser uma importante área de atuação do Estado, não deixa de ser um processo social presente na sociedade civil e com destacada atuação de diferentes sujeitos sociais, pois envolve conhecer e pensar. Segundo CHAUÍ (1980) Conhecer éapropriar-se intelectualmente de um campo dado de fatos ou de idéias que constituem o saber estabelecido.
O exercício profissional do assistente social no campo da educação caminha na esteira da valorização de concepções de mundo, idéias, valores, modos de agir que se traduzem em convicções ideológicas, políticas, princípios de ação frente a situações reais e desafios da vida prática....
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • OS ESPAÇOS DE INSERÇÃO DO PROFISSIONAL DE SERVIÇO SOCIAL
  • serviço social espaços ocupacionais inss
  • Atuação do Serviço do Social e o espaço de trabalho
  • EDUCAÇÃO POPULAR E SERVIÇO SOCIAL
  • Serviço Social e a Educação
  • O serviço social na educação
  • Serviço social: E os espaços sócios ocupacionais
  • Atuação do serviço social na educação

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!