O SERVIÇO SOCIAL NAS ULTIMAS DECADAS

Páginas: 6 (1414 palavras) Publicado: 16 de novembro de 2013










































































SUMÁRIO
INTRODUÇão 3
INTRODUÇão
O Serviço Social é uma profissão dinâmica que possui um curto, mas belo processo histórico. Seus fundamentos foram estruturados no final do século XIX, quando se consolidou o processo de industrialização, conhecidona história da humanidade como Revolução Industrial. Na contemporaneidade nos remete primeiramente a pensar nos compromissos com a população, nos limites nos desafios e, acima de tudo, na busca por novos caminhos norteadores, enfatizando também a verdadeira finalidade.






















DESENVOLVIMENTO

O SERVIÇO SOCIAL NAS ÚLTIMAS DÉCADAS


Na Idade Média, asautoridades não tinham nenhuma responsabilidade com as famílias na área da saúde, habitação e alimentação. Muitas igrejas tinham que prestar auxílio aos mais necessitados, e a pobreza era tida como castigo dos deuses.
Na idade moderna, o choque entre burguesia e feudalismo consolida o iluminismo, que é o movimento intelectual centrado na ciência e na racionalidade, que recusava o dogmatismo que serefere ao conjunto de preceitos e caráter incontestáveis, segundo a teologia. Ainda na idade média os burgueses continuam a prestar serviços de assistencialismo, onde em seguida darão um caráter publico a esse serviço.
Com a chegada da revolução industrial, que surgiu no século XVIII, na França, o capitalismo comercial passa a ser capitalismo industrial, houve então um crescimento exagerado dascidades, trazendo situações catastróficas, No Brasil, o serviço social teve sua origem a partir de um amplo e complexo movimento social, desenvolvido pela igreja católica; que possuía caráter de filantropia, sem apresentar um perfil profissional.
Nesse caso a UCISS (união católica internacional de serviço social) que nasceu em 1925 em Milão na Itália, apoiou a criação da primeira escola católicade serviço social na América latina fazendo com que esta denominação religiosa tivesse uma opinião decisiva na criação das escolas de serviço social, contribuiu também para que o assistencialismo leigo desse lugar ao assistencialismo profissional tendo em vista que essa assistência passou a apresentar caráter profissional no que antes era papel de fiéis cristãos.
O estado de bem estar conhecidotambém por walfare state que surgiu após a 2º guerra mundial é um estado assistencial que garante padrões mínimos de educação, saúde e seguridade social aos cidadãos reconhecido também como direito social, está relacionado ao processo de industrialização, seu auge se deu com o crescimento econômico e a oferta de serviços sociais a população, entrou em crise nos anos 1970 pela dificuldade deharmonizar os gastos públicos com o crescimento do movimento capitalista, foi ai que se deu a crise entre capital e trabalho.
Foi no governo de Getúlio Vargas de 1930-1945 que a indústria teve um grande impulso, com leis voltadas para a regulamentação do mercado de trabalho, medidas protecionista e investimentos em infraestrutura, a indústria nacional cresceu significativamente nas décadas de 1930-40.Com a morte de Getúlio o seu sucessor Juscelino Kubitschek estreitou relações com o governo norte-americano que tinha como prioridade o fortalecimento do capitalismo e a luta contra o comunismo. Neste período, profissionais foram para os Estados Unidos se especializarem em métodos e instrumentais técnico-operativos e por influência norte-americana as teorias de caso, grupo e comunidadecompuseram o serviço social tripartide.
Já no Brasil o estado de bem estar teve seu inicio nos anos 1964 a 1985 no auge da ditadura militar, onde enfim a profissão foi oficializada no Brasil através da lei nº 1989/53, sendo que a profissão de assistente social foi regulamentada pela lei nº 3252, de 27 de agosto de 1957. Na década de noventa, a lei nº 3252, de 27 de agosto de 1957 foi alterada pela lei...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • o serviço social nas ultimas decadas
  • O SERVIÇO SOCIAL NAS ULTIMAS DECADAS
  • serviço social nas ultimas decadas
  • Serviço Social nas ultimas decadas
  • serviço social nas última décadas
  • 1O SERVIÇO SOCIAL NAS ÚLTIMAS DÉCADAS
  • Uma Analise critica sobre o serviço social nas ultimas decadas
  • ANALISE CRÍTICA SOBRE O SERVIÇO SOCIAL NAS ÚLTIMAS DÉCADAS

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!