O serviço Social na Ditadura Militar

Páginas: 16 (3932 palavras) Publicado: 1 de outubro de 2014










































































SUMÁRIO
CONCLUSÃO 13
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 15
INTRODUÇÃO

Em toda a História do Brasil, o seu desenvolvimento econômico sempre esteve atrelado às normas e exigências das potencias capitalista centrais, nunca havendo um modelo próprio decrescimento que proporcionasse uma transformação social significativa e igualitária de todos os cidadãos.
No principio, o Brasil foi explorado pelos portugueses com o intuito de implantar aqui uma grande colônia fornecedora de matérias primas que fosse interessante para o mercado europeu. Diante disso, o Brasil passou por inúmeros ciclos econômicos ligados a essa lógica capitalista como: o Cicloda Cana de Açúcar, o Ciclo do Ouro, o Ciclo da Borracha, o Ciclo do Café entre outros. Depois, por um curto período, o país foi explorado pela Espanha (União Ibérica). Até os holandeses e franceses almejaram as riquezas do Brasil. Por fim, Portugal acabou cedendo lugar a outros exploradores, os ingleses que revolucionaram o mundo com a Revolução Industrial do século XVIII, passando assim a ser oalgoz do Brasil. Com isso, eles passaram a ditar inúmeras regras econômicas para o nosso país no século XIX e a dominar a cena econômica nacional. As elites econômicas e políticas estavam satisfeitas com os lucros provenientes da venda do café no mercado internacional. Mas, a maioria da população formada por negros, indígenas, imigrantes estrangeiros e brancos pobres eram exploradas terrivelmente.Nesta época não havia direitos sociais garantidos para essa parcela da população. A escravidão massacrava os negros e os trabalhadores assalariados tinham que trabalhar dezesseis horas diárias para colocar o que comer na mesa de sua família. Diante disso, não é difícil perceber que a expectativa de vida destas pessoas era extremamente baixa. Eles tinham uma saúde precária e ainda se alimentavammal. Por fim, era raro os que chegavam a idade de sessenta anos.
No século XIX, inúmeras leis foram editadas a favor dos negros escravos como a Lei do Sexagenário, Lei do Ventre Livre, proibição do tráfico negreiro e por fim a Lei Áurea. Mas tais leis não foram editadas sem que houvesse uma dura resistência das classes dominantes do país. A Lei do Sexagenário, por exemplo, foi uma tremenda farsaporque libertava poucos negros velhos que chegavam a essa altura da vida. A liberdade que alcançavam era fictícia, porque na verdade libertava o dono do escravo de cuidar dele na velhice. A Lei do Ventre Livre também foi uma farsa porque mesmo que se libertasse a criança ao nascer, a mesma permanecia dependente dos pais escravos e com isso era também escravizada, mesmo que de forma indireta. Aproibição do tráfico negreiro sempre foi desrespeitada e só surgiu efeito porque os ingleses ameaçaram atacar qualquer navio em auto mar suspeito de transportar negros vindos da África. Por fim, a Lei Áurea não foi uma ação de caridade de uma alma católica bondosa. A Princesa Isabel assinou essa lei em meio a um Império decadente e sem força política, que cedia lugar a República. Foi o último atopolítico que lhe valeu o mérito de sua entrada para a História como alguém que libertou os escravos de vez da escravidão. Mas, tal ato não teve resistência porque as tendências mundiais da época era libertar os escravos para que os mesmos pudessem ser explorados de outra maneira. Sendo escravos os mesmos não podiam ser consumidores porque não recebiam salários e essa lógica foi imposta pelos ingleses.No plano político, os negros estavam livres, mas no plano social continuavam pobres e dependentes de seus senhores. Com a Republica, muitos continuaram dependentes de seus senhores e a ganhar uma miséria de salário, ou melhor, somente o que comer. Diante disso, o Brasil inicia o século XX com uma enorme divida social, e o pior sem ter como paga-lá. Fato que perdura até os dias de hoje. Com...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • serviço social na ditadura militar
  • ditadura militar e serviço social
  • serviço social durante a ditadura militar
  • Ditadura militar no serviço social no Brasil
  • SERVIÇO SOCIAL- MUDANÇA NO PERÍODO DA DITADURA MILITAR
  • O serviço social e o contexto histórico e político na ditadura militar
  • SERVIÇO SOCIAL NO CONTEXTO HISTÓRICO DA DITADURA MILITAR
  • O serviço social e o contexto histórico na ditadura militar

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!