O serviço social na américa latina

Páginas: 3 (524 palavras) Publicado: 28 de agosto de 2012
O Serviço Social profissional na América Latina nasceu em 1925 em Santiago no Chile, quando se cria a primeira escola num País do continente, dando origem ao Serviço Social Latino-Americano, não sóde uma forte e decisiva influência externa, mas como mero reflexo sucessivamente do Serviço Social Belga, Francês e Alemão, e depois, Norte-Americano. Na América Latina, o Serviço Social surge comosubprofissão, subordinada à profissão médica, porque os médicos – especificamente Alejandro Del Rio – procuravam levar sua eficiência e rendimento, integrando-a à série de subprofissões já existentes.Logo o mesmo ocorrerá com os advogados, e em seguida não só os profissionais, mas as próprias instituições de beneficência etc.

"Nesta época, os médicos já sabiam muito bem que poderiam rentabilizarsua tarefa na medida em que se cercassem de uma série de subtécnicos que, sob sua absoluta dependência e direção dando-lhe escrita conta dos seus afazeres, complementariam a função propriamentemédica... médicos com esta mentalidade ... poderiam perceber... que contariam com outro componente nesta equipe de subprofissionais..." que é o Serviço Social.

O Serviço Social distingue-se de três fasessucessivas: A Assistência Social, o Serviço Social e o Trabalho Social. A etapa da Assistência Social caracteriza-se pilo projeto de fazer o bem com o auxílio da técnica; o Serviço Social, em trocaseria aquela forma de ação social que enfatiza antes de mais nada, a prevenção dos desajustes; e a etapa Beneficente – Assistencial (Assistência Social) não é mais que o exercício técnico da caridade,ao passo que o Serviço Social se comporia fundamentalmente de "preocupações técnico-científicas."

O Serviço Social começa a fazer-se científico quando se arroga o questionamento das relações causaisdas necessidades com que se defronta, quando se preocupa em conhecer as questões essenciais dos problemas ou fenômenos que aparecem como seu objeto de estudo e intervenção.

O surgimento do...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Serviço social na america latina
  • Serviço Social na América Latina
  • Serviço social na américa latina
  • Serviço Social na América Latina
  • Serviço Social na America Latina
  • Serviço social america latina
  • O serviço social na america latina
  • Serviço social na america latina

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!