O serviço social na área do trabalho

Páginas: 9 (2075 palavras) Publicado: 15 de novembro de 2011
SUMÁRIO

Introdução 2
1 – Necessidade do Serviço Social na empresa 3
2 – O objeto e o objetivo do Serviço Social na empresa 4
3 – A metodologia do Serviço Social na empresa 5
4 – Conclusão 6
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 8

Introdução

O Serviço Social na área do trabalho, especificamente na empresa, apresenta uma teoria que dispõe de metodologia, objetivo e objeto centrados narelação capital-trabalho. Esta assertiva norteia a ação do profissional, que deve intervir em tal área de forma crítica e metodológica.
A atuação do Assistente Social na empresa ainda é uma área em crescimento, com sua expansão em processo de desenvolvimento, embora seja instaurado por lei, a presença de um profissional do Serviço Social quando se emprega mais de 100 funcionários em uma empresa.Por se tratar de um campo de atuação ainda em fase de crescimento, sentimos a necessidade de atentarmos com maiores detalhes acerca deste assunto, que pouco é explicitado na academia nos anos iniciais do curso.
O Assistente Social que tem seu trabalho realizado na empresa é um dinamizador da prática profissional, pois abrange relações de interesses diferentes que devem comportar plenoequilíbrio entre capital-trabalho.
Sabemos que as análises propostas em nossa pesquisa constituem traços atuais do Serviço Social na empresa, porém não podemos deixar de considerar o início desta prática, ao qual fazemos comparações analíticas com a atualidade deste campo de atuação.
Acerca disso apresentaremos no presente trabalho a configuração do Serviço Social na empresa,enfocando suaatuação desde os anos de sua instauração até os dias atuais fazendo comparações paralelas, onde tivemos no SESI, Serviço Social da Indústria os subsídios necessários para realização desta pesquisa.

1 – Necessidade do Serviço Social na empresa

Observamos que há toda uma problemática humana na empresa, a qual prejudica a mesma na obtenção da melhoria produtiva e, para que haja a melhora naprodução se faz necessário uma intervenção a nível especializado. Neste o Assistente Social irá intervir nas problemáticas sociais que são a níveis de mudanças no comportamento humano, além de adequar o trabalhador a romper com a resistência a mudanças; propor programas ou projetos que, possam amenizar os conflitos, absenteísmo, que proporcionem motivação para o trabalho como, lazer, prevenção deacidentes e outros.
Então percebemos que a empresa necessita do Serviço Social porque não é apenas uma organização econômica que tem como objetivo o lucro, ela é também uma instituição que exerce uma função social, é ainda uma organização de seres humanos incluindo toda a problemática do homem seja ela interna ou externa ao seu ambiente de trabalho, no caso, a empresa.
Vimos que o ServiçoSocial na empresa se intensificou no Brasil devido aos movimentos sindicais, eles reivindicavam melhores condições de trabalho para a classe operariada, então as relações do Serviço Social se davam no início de forma a administrar os interesses apenas de uma classe, anulando o caráter imparcial da prática interventiva do Assistente Social, que não pode se identificar com uma ou outra classe e simmediar a relação antagônica que verificamos na empresa.
Percebemos assim que atualmente houve uma evolução nesta prática, visto que não identificamos o Assistente Social como um aparelho ideológico que defende apenas uma classe, em detrimento disto verificamos um profissional mais atento a realidade, que procura estabelecer relações sociais de forma equilibrada que possam compatibilizar com osinteresses, tanto do empresário quanto do trabalhador.
Desta forma o Serviço Social torna-se o mediador das relações sociais na empresa procurando manter o melhor equilíbrio entre capital trabalho, pois devemos lembrar que o Assistente Social sendo a pessoa responsável pelo desenvolvimento harmonioso na empresa é também um funcionário assim como os demais. Faz-se necessário atualmente...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Serviço Social na área de Saúde
  • SERVIÇO SOCIAL NA ÁREA DA SAÚDE
  • Serviço social na área de saúde
  • Serviço social na área hospitalar
  • Serviço Social na área Jurídica
  • O serviço social na area da privedencia
  • Serviço social e trabalho social
  • Serviço Social e Trabalho Social

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!