O SERTANEJO

Páginas: 5 (1159 palavras) Publicado: 20 de julho de 2015
COLÉGIO ADVENTISTA DE ITARARÉ





RESUMO E ANÁLISE DA OBRA
“O SERTANEJO”






DÉBORA MELLO RIBEIRO
2º ANO DO ENSINO MÉDIO





ELAINE
LITERATURA






MAIO – 2015
ITARARÉ - SP
Resumo do livro:
O livro “O sertanejo”, romance regionalista de José de Alencar, retratado no século XVIII, conta a história de Arnaldo: vaqueiro independente cresceu no sertão de Quixeramobim, nas terras do capitão-morCampelo: rico fazendeiro que vive com sua família na fazenda da Oiticica e em especial com sua filha D. Flor, por quem Arnaldo passou toda a sua infância como irmãos e agora se vê completamente apaixonado.
Entretanto, depois de sua adolescência, Flor já não participava das aventuras com Arnaldo e amigos. Tornou-se uma moça tímida e senhora de respeito. Esse amor era, portanto, por parte somente dosertanejo, que a seguia onde quer que fosse e jurava sua vida para protege-la.
Era um amor vassalo, com idealização, Arnaldo a considerava uma santa, digna de toda a adoração.
Depois de um longo período viajando, em Recife, o capitão-mor e sua família retornavam a Oiticica. Flor se afastou deles e seu cavalo se assustou com o fogo pois ali alguém havia provocado um incêndio. Arnaldo, sempre noencalço de Flor secretamente, viu o que estava acontecendo e logo foi ajudar ao perceber que ela não conseguia escapar das chamas e estava prestes a desmaiar.
Arnaldo correu e conseguiu salvá-la, mas Flor estava desmaiada. O sertanejo a levou para casa antes que chegasse a família, para que não o vissem - até então Arnaldo tinha pedido para sair dos serviços da fazenda na mesma época da viagem deCampelo para Recife para poder seguir Flor sem que ninguém soubesse.
Dias depois do susto do incêndio ter passado e tudo já tinha voltado ao costume, o capitão-mor tinha certeza que o causador era Jó, grande amigo de Arnaldo: as marcas do fogo começavam na casa dele. Assim que o sertanejo apareceu na fazenda Campelo perguntou a ele por onde andava Jó pois ele e seus homens iriam atrás dele.
Arnaldosabia que não tinha sido o amigo a pôr fogo na fazenda então disse ao capitão-mor que não contaria aonde Jó estava e também que não trabalharia mais na fazenda. O fazendeiro surtou de bravo e mandou seus homens pegarem Arnaldo, que fugiu para a floresta.
Justa, escrava particular de D. Genoveva (mulher de Campelo), mãe de Arnaldo, pediu para D. Flor convencer o sertanejo a obedecer ao capitão-more a voltar, pois tinha medo da morte do filho. Justa sabia que tudo que D. Flor pedia a Arnaldo ele fazia desde quando eram pequenos, mas dessa vez nem mesmo Flor conseguiu isso do sertanejo.
Tempos depois, apareceu a cavalaria de Marcos Fragoso na fazenda. D. Flor havia conhecido o moço em sua viagem para Recife. Ele a paquerava e agora vinha com o propósito de pedir a mão dela em casamento.Arnaldo sempre à espreita, nunca perdeu Flor de vista nem mesmo nessa viagem e já sabia da relação dos dois e por isso odiava com todas as forças Fragoso.
Com o objetivo de fazer o pedido, Marcos Fragoso convidou o fazendeiro e a família para uma montaria, certo de que no almoço iria se tornar noivo. Caso o capitão-mor negasse o pedido, havia contratado um pessoal para raptar Flor e ele fugiria comela.
Nessa época, Arnaldo já tinha se acertado com o capitão-mor (tinha achado uma vaquinha perdida para Campelo) e agora trabalhava para ele como vaqueiro.
O sertanejo foi junto com eles para a montaria e já sabia quais eram os planos da turma de Marcos Fragoso. Ele e Jó combinaram de proteger Flor. Jó colocou uma droga na bebida daqueles que iam raptá-la e o plano de Fragoso não deu em nada, alémde que o capitão-mor tinha recusado a mão de Flor.
Furioso, Marcos Fragoso passou um bom tempo em sua fazenda e travou outro plano: enviariam uma mulher para a Oiticica dizendo que há um inimigo de Campelo em um lugar longe dali, fazendo-o enviar seu pessoal para lá e ele ficaria com poucos homens para proteger a fazenda, assim seria fácil para Fragoso atacar e roubar Flor.
Arnaldo se preparou...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • O sertanejo
  • o sertanejo
  • Sertanejo
  • brasil sertanejo
  • Sertanejo contemporâneo
  • sertanejo aloprado
  • Origem do Sertanejo
  • Resumo de O Sertanejo

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!