O ser humano e a importância do senso crítico

Páginas: 2 (289 palavras) Publicado: 1 de abril de 2013
O SER HUMANO E A IMPORTÂNCIA DO SENSO CRÍTICO

Em nosso cotidiano, conversando com as pessoas ou pensando em fatos que acontecem, emitimos nossas opiniões sobre diversosassuntos. Opiniões essas que, na maioria das vezes, atinge consenso, isto é, a concordância da forma de pensar da maioria das pessoas de um determinado grupo social. A essa formade pensar e agir chamamos de senso comum.

Entendemos que o ser humano é o único animal possuidor de um suporte biológico específico que o diferencia dos outros animais,isto é, é o único ser pensante, produtor de conhecimento.
Compreendemos que desde tempos remotos, ouvimos falar sobre o senso comum e sua aplicabilidade no seio da sociedade.Como um homo sapiens e acima de qualquer conclusão deve-se adotar uma atitude filosófica diante dos fatos ocorridos na sociedade, ou seja, deve-se questionar e buscar a raiz da“verdade” popular, pois só dessa forma terá a certeza da verdade absoluta e se esta merece ser seguida.

Portanto, entendemos que o ser humano como possuidor de um raciocínioque pressupõe pensamento, uma lógica e de uma ação consciente deve sempre por em prática primeiramente o seu senso crítico, ou seja, analisar e discutir problemas inteligentes eracionalmente, sem aceitar, de forma automática, suas próprias opiniões ou opiniões alheias. Como diz Carraher (1983) “o pensador crítico não é livre de valores e nem pretendeser. Ele valoriza a coerência, a clareza de pensamento, a reflexão e a observação cuidadosa porque deseja compreender melhor a realidade social, sem o que a ação responsável écondenada ao fracasso”, ou seja, só dessa forma o ser humano poderá fugir do senso comum e compreender de forma clara o “caos” que se sobrevém no mundo.

Por: Linete Rainha
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • A importância do ser humano no trabalho
  • A importancia dos movimentos na vida do ser humano
  • Importância da leitura no desenvolvimento do ser humano
  • importância do trabalho na vida do ser humano
  • A importancia do conhecimento genético para o ser humano
  • A importância da alimentação equilibrada para o ser humano
  • A importância da imunologia para a vida do ser humano
  • A importância dos limites para formação do ser humano

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!