O SENTIDO DE FAM LIA NA CONTEMPORANEIDADE E AS POL TICAS P BLICAS

1412 palavras 6 páginas
O SENTIDO DE FAMÍLIA NA CONTEMPORANEIDADE E AS POLÍTICAS PÚBLICAS
EDINILMA ALVARES DE CARVALHO COSTA

COSTA, E. A. C. O sentido de família na contemporaneidade e as políticas públicas. 2006. 43 f. Monografia (Especialização em Gestão Solidária para as Organizações Sociais) – Universidade Católica de Pernambuco. Recife. 2006.

RECIFE 2006

As reflexões sobre família no Brasil, até meados dos anos 60, não tinham sua importância reconhecida com destaque pelos meios acadêmicos. Eram considerados como estudos, política e cientificamente, retrógrados e construídos sob a racionalidade das explicações positivistas e funcionalistas. Muitos caminhos foram percorridos para que as relações familiares se legitimassem como objeto de Preocupação científica.

A forma de organização da família patriarcal rural brasileira resultou da adaptação do modelo de família trazido pelos portugueses ao modelo sócio econômico em vigor no país, nos primeiros séculos de colonização. Os primeiros colonos aqui chegados foram estimulados a desenvolver seus empreendimentos com autonomia, podendo estabelecer uma ordem econômica e social de acordo com seus interesses, desde que não interferisse nos interesses de Portugal. Na realidade, os proprietários de terra dominaram sozinhos nos três primeiros séculos de colonização. Apenas nos casos de excessos a Coroa interferia. O resultado é que a família latifundiária acumulou uma enorme massa de poder (COSTA, 1989).

Voltada para seus próprios interesses, a família funcionava como um verdadeiro clã. O pater famílias, chefe da família, concentrava as funções militantes, empresariais e afetivas. Sob o seu poder viviam sua mulher, filhos, parentes, escravos e agregados.

Com a chegada da Corte Portuguesa ao Brasil, em 1808, o monopólio da família patriarcal rural - latifundiária e escravagista, é posto em questão. O poder se reorganiza, elementos culturais modernizadores são introduzidos na sociedade e estabelece-se uma nova ordem social e política.

Relacionados