O Sentido Da Vida Cartaz

Páginas: 3 (665 palavras) Publicado: 4 de junho de 2015
O Sentido da Vida
Psicoterapia Existencial

“A vida enquanto existência única e isolada não tem sentido. O homem existe a partir de suas realizações.
E se “a existência é absurda”, tal consciêncianos leva em busca de realizações significativas visando dar sentido e cor à existência. A consciência de que a vida é a um emaranhado de sofrimentos e agruras (amarguras) existenciais faz com queassumamos a dimensão da nossa responsabilidade enquanto seres livres e responsáveis pela construção dos próprios ideais de vida.
O sentido da vida é a propulsão (força) capaz de levar o homem a horizontessequer atingíveis pela razão.”

Ex.: “Uma criança de 5 anos. Ela tem na própria vida o sentido da vida; sua vida será brincar, demonstrar e quebrar os próprios brinquedos, buscar o provimento de suasnecessidades básicas de sobrevivência (alimentação, afeto, proteção etc.).
O adulto, por outro lado e num contraponto com essa criança, precisa dar sentido a sua própria vida, pois essa serádesprovida de sentido; necessitará de realizações, sejam afetivas, emocionais, profissionais etc., para encontrar algum sentido em sua vida. E ainda assim, diante de questionamentos que evoquem o porquê daexistência humana (a vida, a morte, as doenças, o sofrimento, a questão de Deus, a incompreensão do próprio fenômeno da vida), o sentido da vida variará de acordo com as situações que envolvem essepensamento.”

“Izar Xausa refletindo sobre a obra de Viktor E. Frankl coloca que o sentido da vida é um problema caracteristicamente humano e uma indagação que todo homem faz a si mesmo. Para assumir umcompromisso com a vida é preciso descobrir-lhe o sentido. O sentido assume, portanto, uma importância vital. Daí a ênfase dada por Frankl a esta necessidade que todo o homem possui em responder a estapergunta de sentido.”
“Xausa coloca ainda que Viktor Frankl dizia que o prisioneiro que perdia a fé no futuro estava condenado a definhar, confirmando a estreita relação existente entre o ânimo de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Sentido da vida
  • O sentido da vida
  • Qual o sentido da vida
  • sentido da vida
  • O sentido da vida
  • Sentido da vida
  • O sentido da vida
  • O sentido da vida

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!