O senso de justiça e o mundo capital

Páginas: 2 (304 palavras) Publicado: 11 de novembro de 2012
Entende-se por justiça o direito natural, positivo; Dom moral que infunde o respeito. Enquanto os valores do mundo do capital estão agregados ao dinheiro e ao poder. Consciência da qual,compromete toda a riqueza econômica, podendo ela ser aplicada à produção, tendo como base essencial o capital privado.
O atual desequilíbrio econômico advém de um sistema contraditório aosenso de justiça, pois promove a ausência do aprumar social, eqüidade e virtudes do homem em aplicar o bem. A competitividade trilhou um caminho irreversível, que nos leva à destruição...Destruição da existência, da moral, intelectual, social, vital.
A centralização do poder engloba a repressão da autonomia e a falha educacional. Portanto podemos dizer que decide odestino (futuro) de muitos, levando grande parte da população à indigência, marginalização e exclusão social.
O atual sistema criou um processo de desumanização, que corrompe o homem e tudo oque toca. O processo competitivo transformou-se em guerra civil e a violência nos assola de forma recíproca, o individualismo dita as regras da destruição! Pois fazemos parte de um todo, eo individualismo nos leva ao retrocesso, dificuldades em cumprir com a nossa missão vital, e à destruição em sua generalidade. A consciência foi corrompida! A existência esquecida! Otrabalho tornou-se um instrumento para o acúmulo de riquezas, tendo como meios a exploração e o amortecimento dos sentidos, enquanto sua essência originou-se no seio da terra, para apreservação e manutenção da existência.
Privar o homem do natural e do que é vital, é privá-lo de si mesmo e de sua natureza, essência... Que junto à privação da educação, do desenvolvimento eevolução, é expô-lo à corrupção de sua própria consciência, num processo de mecanização em benefício próprio. As virtudes da vida, não nos podem ser tiradas assim, de forma tão violenta!
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • O senso de justiça
  • Sempre tive senso de justica
  • senso justo e justiça
  • Senso de justiça e tomada de decisão
  • SENSO DE JUSTIÇA E TOMADA DE DECISÃO
  • Justiça e Diversidade no mundo do Negro
  • Reenquadrando a justiça em um mundo globalizado
  • As mutações no mundo do trabalho na era da mundialização do capital

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!