O sebastianismo e a figura de d. sebastião nas obras frei luís de sousa, de almeida garrett, el-rei sebastião, de josé régio, além do filme quem és tu?, de joão botelho

1515 palavras 7 páginas
É inegável que o Sebastianismo é um pilar do pensamento cultural português, a figura de D. Sebastião teve muito impacto na história e no desenvolvimento de Portugal, e assim influenciou (e ainda influencia) intensamente a produção artística do país. D. Sebastião foi o décimo sexto rei de Portugal, e o sétimo da Dinastia Avis, herdou o trono de seu avô, João III, com apenas três anos. Aos quatorze, assumiu o trono, a expectativa portuguesa era de um reinado com rigor militar e religioso, buscando consolidar um Império Universal através do cristianismo. O rei se ateve a esse ideal de governo, e foi extremamente centrado na luta contra os infiéis, falecendo em 1578, numa batalha contra os árabes no norte da África, em Alcácer Quibir, vale ressaltar que seu corpo nunca foi encontrado.
Além da imposição da fé cristã, também era objetivo desse reinado a reconquista da posição de nação mais importante da Península Ibérica, portanto, a morte prematura do rei na batalha em África foi considerada uma das maiores tragédias da história Portuguesa, uma vez que a crise que já vinha do antigo governo só piorou e o trono português foi dominado pela Espanha. Esse cenário desolador propiciou a consolidação do mito sebástico, que já vinha se manifestando em Portugal com as trovas proféticas de Bandarra, diante da falta de auto-estima, a nação, antes orgulhosa de suas glórias passadas, começou a conservar a esperança no retorno de D. Sebastião, que estaria apenas esperando o momento oportuno de voltar e recuperar o trono dos espanhóis (Hermann, 1998, p. 54)
Uma episódio tão peculiar como esse fatalmente viraria tema recorrente na produção literária do país. Almeida Garrett, um dos maiores representantes da literatura portuguesa, se utilizou da intensidade do mito sebastianista para produzir a peça considerada obra-prima do teatro romântico, Frei Luís de Sousa, de 1843.
É interessante notar que o enredo da vida de D. Sebastião seria facilmente reproduzido por uma personagem

Relacionados

  • Literatura Portuguesa
    32918 palavras | 132 páginas
  • Amor na literartura
    60764 palavras | 244 páginas