O Sagrado, a Criação e a Criatura sob a perspectiva da Antropologia Visual

Páginas: 17 (4223 palavras) Publicado: 18 de setembro de 2014
RESUMO
Este presente artigo propõe analisar a vinculação da imagem como forma artística dentro do contexto religioso. Nesta perspectiva, abordar-se-á as relações no conceito antropológico entre a criação (imagem) e a criatura (ser humano). O foco desta interpretação recairá em analisar os processos de construção da antropologia visual entre a obra de arte, o sujeito e suas interfaces com oSagrado. Sob esta ótica, compreender a imagem como um veículo de interação criativa no imaginário individual e coletivo, e corresponsável pelo desenvolvimento dos sentidos na cognição humana. Esta dimensão empírica e cultural constrói um diálogo entre sujeito que conhece, com o sujeito que ele conhece. Neste sentido, assume incessantemente, uma relação social que se constituem reciprocamente. Acriatura usa necessariamente sua cultura; a criação é suficientemente usada por ela. Entre meio a esta essencial relação, respectivamente, evidencia ao ser sua constante dialética com o divino, com o transcendente.
Palavras-chave: Criação, Criatura, Sagrado, Antropologia Visual.
Considerações iniciais
Desde longo tempo que as criações artísticas ostentadas pela arte assumem um importante valor edestaque na vida e no mundo circundante do ser humano e de sua existência histórica. Sob esta perspectiva, a expressividade obtida e encontrada nas formas por meio da arte, possibilita um delinear de épocas. Neste sentido, suas contribuições proporcionam o entendimento de registros antigos, assim como, a movimentos históricos, socioculturais e religiosos. Além de ser um dos principais veículos decomunicação dos povos. A arte e suas manifestações permitem diagnosticar a historicidade de vidas, fatos relevantes que marcaram a trajetória do ser humano, especialmente seus procedimentos e estudos, permitem recordar e manter viva a memória individual e coletiva. Esta construção cognitiva da criação em meio à criatura permite a edificação de valores simbólicos, a construção da memória e apersonificação da identidade dentro do imaginário.
Para tal diálogo, a arte neste cenário assume uma trajetória peculiar. Uma vez que se baseia na ciência das formas que transcende a história, perpassa nas dimensões mais profundas do ser – sujeito. Esta perspectiva sugere um aprofundamento neste relacionar da criatura com a criação. Deste modo, o ser ao adentrar-se em suas profundidades transmitecaracterísticas próprias de sua espiritualidade, um encontro com o Sagrado. Para elucidar esta compreensão, Calvani dialogando com pensamento de Tillich, sustenta o pensamento artístico que a arte expressa e orienta fundamentos do próprio ser manifestados pela qualidade reveladora. Este posicionamento, por sua vez, indica de forma particular, os valores espirituais contidos e representados nascriações.
No âmbito da antropologia visual, esta construção relacional de ambos estabelece uma relação entre a forma, o conteúdo e quem observa entre a criação a criatura e o que está além das formas visíveis, o Sagrado; uma analogia do conhecimento, uma linguagem dos sentidos existenciais. Esta ligação assume incessantemente uma relação social que constituem reciprocamente, o sujeito que conhece e osujeito que ele conhece no caso a forma artística, condicionada a uma determinada situação cultural e a uma essência substancial de significações. Esta causa promove a transformação na construção relacional neste universo de sentido, nesta autocriação da vida na dimensão do espírito . Sob esta perspectiva, a alteridade discursiva nesta (inter) relação predispõe a construção do conceito. O que faz dacriação (imagem e forma) um elemento intrínseco e abastecido de significado é a pressuposição do olhar observador e sua interpretação crítico dialética.
Neste sentido, buscar-se-á na arte, nas manifestações artísticas enfatizar uma experiência com o Sagrado; com brevidade ressaltar sua importância no caráter teológico enquanto tecido de significado, a fim de compreender o diálogo presente...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Na perspectiva do criador e da criatura
  • perspectiva Visual
  • Antropologia visual
  • Antropologia visual
  • Antropologia Visual
  • antropologia visual
  • Antropologia visual
  • Antropologia visual

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!