O saber matemático

Páginas: 12 (2785 palavras) Publicado: 25 de abril de 2011
O SABER MATEMÁTICO

Andresa Rodrigues Almeida
Prof.ª Marly Spier
Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI
Pedagogia (PED9361) – Prática Educativa do Módulo II
17/06/2010

RESUMO

A educação tem como finalidade a construção da cidadania, sendo a escola um espaço de socialização e construção de conhecimentos. E através de nossa prática educativa propõe-se analisar osprocedimentos no contexto do ensino-aprendizagem. Com ênfase no currículo de Matemática procuramos investigar como se processa o ensino matemático na escola, sua organização, metodologia aplicativa e avaliativa, a percepção do aluno em relação à matemática e a ação do docente. Pelo que foi observado e questionado durante a pesquisa elaborada, constata-se que a educação não tem conseguido efetivar osobjetivos almejados. Embora o ensino venha enfrentando dificuldades no contexto geral, ainda há aqueles que acreditam em uma educação transformadora. Mas primeiramente deverá acontecer uma transformação no próprio “Eu” de cada indivíduo.

Palavras-chave: Educação. Parâmetros. Disciplina Matemática

1 INTRODUÇÃO

A história da educação nos mostra desde o começo das civilizações os diversosconceitos de educação embasados na realidade de cada época. Da educação difusa à formação de guerreiros, da formação de sacerdotes à formação dos predestinados a exercer o poder e, de outro lado, aqueles que apenas viveriam para serem domesticados, ficando “a mercê”. Hoje em meio a este desenvolvimento desenfreado da humanidade, a educação almeja formar o “cidadão”.

[...] ter direito à vida, àliberdade, à propriedade, à igualdade perante a lei: é, em resumo, ter direitos civis. É também participar no destino da sociedade, votar, ser votado, ter direitos políticos. Os direitos civis e políticos não asseguram a democracia sem os direitos sociais, aqueles que garantem a participação do indivíduo na riqueza coletiva: o direito à educação, ao trabalho, ao salário justo, à saúde, a uma velhicetranqüila (ARANHA, 2006, p.80).

A função social da escola visa desenvolver as habilidades e capacidades do indivíduo de maneira integral, possibilitando-o a constituir-se e colaborar para o desenvolvimento da sociedade, pois o conceito de cidadania é o de pertencer. Se a educação nos constitui cidadão, ser cidadão nos delega o direito pleno civil, político, cultural, econômico e social.FIGURA 1 – CIDADANIA
FONTE: Disponível em:. Acesso
em: 29 maio 2010.

Sabemos que a educação acontece além da sala de aula, mas a escola possui a função de transmissora dos conhecimentos acumulados aolongo dos séculos de forma organizada. É a escola que garante a aprendizagem de conhecimentos, habilidades e valores necessários à socialização do indivíduo.

Partindo desse pressuposto para compreendermos como se processa a educação formal em séries iniciais do Ensino fundamental, através de uma pesquisa elaborada, delimitamos uma escola, a série e o currículo de Matemática. Com a finalidade deinvestigar como se organiza o ensino e a aprendizagem em sala de aula, a fim de aprimorar nossa formação docente. Objetivamos pela prática analisar os segmentos que constituem a educação e o ensino matemático. Inicialmente se abordará sobre o Conceito de Educação, a seguir trataremos o Ensino Matemático, os Parâmetros Curriculares: matemática, e por fim a Sinopse da pesquisa realizada.

2 CONCEITODE EDUCAÇÃO

Quando falamos em Educação, estamos nos referindo ao desenvolvimento integral e regular de todas as possibilidades humanas. Esse desenvolvimento acontece pela interação e cooperação entre os indivíduos em seu meio ou grupo, através de práticas educativas. “As práticas educativas são o ponto principal entre a cultura e os processos de aprendizagem e de desenvolvimento” (SALVADOR...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • A IMPORTÂNCIA DO SABER MATEMÁTICO NA VIDA DAS PESSOAS
  • O aluno e o saber matemático: um caminho a trilhar
  • Aluno e o saber matemático ; A relação professo-aluno e aluno-aluno ; O professor e o saber matemático.
  • TECENDO O SABER MATEMÁTICO COM RECURSOS DA INFORMÁTICA, JOGOS E MODELAGEM NO ENSINO FUNDAMENTAL II
  • TECENDO O SABER MATEMÁTICO COM RECURSOS DA INFORMÁTICA, JOGOS E MODELAGEM NO ENSINO FUNDAMENTAL II
  • MATEMATICO
  • matematico
  • Matematico

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!