O Saber de ser Pai

Páginas: 7 (1736 palavras) Publicado: 23 de outubro de 2013


Índice


















Introdução

A proposta de elaboração de um pré-projecto surge no âmbito da Unidade Curricular de Investigação em Serviço Social, lecionada pela Professora Doutora Alcina Martins. Esta proposta surge por ser muito importante para um futuro Assistente Social, a elaboração de projetos de investigação que levem do conhecimento para uma ação cada vezmais sustentada e reconhecida. “A pesquisa assume, assim, um papel decisivo na conquista de um estatuto académico que possibilita aliar formação com capacitação, condições indispensáveis, tanto a uma intervenção profissional qualificada, quanto à ampliação do património intelectual e bibliográfico da profissão…” (Guerra:pág.1).
Depois de diversas leituras feitas relativamente à parentalidade e àquestão das famílias multiassistidas, pudemos verificar que estas questões ainda são muito mal-encaradas na sociedade em que vivemos. Apesar de não ser algo novo, pois diversas noticias que enchem os nossos meios de comunicação, mostram cada vez mais que se cometem sistematicamente diversas atrocidades nos direitos das crianças e na questão do poder paternal.
O que verdadeiramente se poderealçar é o facto de ser as crianças que correm sempre o maior risco de estar em perigo. Este é o facto que me levou a estudar este tema, pois ser “pais” muita gente sabe o que é, mas pouca sabe o ser, porque para o ser é necessário que garantam as condições básicas e de segurança da criança. Deste modo, surge a ideia de ir investigar sobre as competências parentais, mais especificamente naquelasfamílias que necessitam de suportes de ajuda, para garantir a sua subsistência, mas também a dos seus filhos, daí o surgimento do tema para este pré-projecto que incidirá sobre as competências parentais nas famílias multiassistidas.





Enquadramento Teórico

Um pré-projecto de investigação implica que se saiba verbalizar sobre o que pretendemos investigar. A investigação é muito importante paraque se possa alterar a problemática existente, que ela consiga emergir numa sociedade que é cada vez mais dominada pelo capitalismo desenfreado, onde o mais importante é o lucro e não o bem-estar de todas as pessoas. É aqui que o Assistente Social toma lugar, procura colmatar as falhas que este capitalismo vai deixando, contudo isto deve ser feito numa prática sustentada, onde a investigaçãocientífica toma um lugar crucial no exercício profissional. “…Não se enfrenta o barbarismo social, não se combate a ofensiva neoliberal, não se estabelece alianças com a sociedade civil organizada, não se alcança novas legitimidades profissionais, não se efetiva princípios e valores do projeto profissional, não se forma profissionais críticos e competentes, sem a pesquisa científica” (Guerra: página17).
A sociedade contemporânea é caracterizada pela sua forte alteração, em termos da comunicação e tecnologia, verificam-se grandes avanços dia após dia. Contudo estes avanços nem sempre são positivos e benéficos para a sociedade em geral. Verifica-se que comportamento parental consiste na definição do que é ser se pai ou mãe. Segundo Bornstein (cit. em PIRES, 1989), o comportamento parental estádividido em quatro domínios, sendo eles os cuidados primários, estes constam da satisfação das necessidades da criança, assegurando o seu bem-estar, incluindo alimentação e higiene; os cuidados sociais, englobam as estratégias físicas e verbais que os pais usam para expressar os seus sentimentos à criança, inclui a expressão de sensibilidade, reciprocidade e afeto (embalar, beijinhos, conforto,sorrir, brincadeiras, tátil, etc…) estas relações afetuosas são a causa positiva sobre o desenvolvimento social e competências cognitivas da criança; cuidados didáticos, são estratégias físicas e verbais que os pais utilizam para comunicar com os filhos, para que estes se envolvam com o meio, proporcionando oportunidades de aprendizagem, por fim, a imposição de limites, envolve incumbir regras...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Ser Pai
  • Ser saber
  • ser bom pai
  • A Arte De Ser Pai
  • verdadeiro significado de ser pai
  • Ser pai na contemporaneidade
  • O que faz um pai ser perfeito?
  • DO SER E DO SABER EM ARISTÓTELES:

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!