O saber científico depende do saber ético?

Páginas: 8 (1890 palavras) Publicado: 31 de janeiro de 2014
O saber científico depende do saber ético?
Téticos: Danielle R de Moraes, Edna E C Freitas, Joseane P Ferreira
Prof. Fermin Roland Schramm
Disciplina: CCTM - 2012
ENSP- FIOCRUZ
No presente seminário, discutiremos se o saber científico depende do saber ético, defendendo que sim, mas inicialmente iremos conceituar: saber, ciência e ética.
O saber pode ser definido como representação(teoria) e discurso (linguagem) (HOTTOIS, 2003).
A ciência, segundo Lalande (1972), “Conjunto de conhecimentos e de pesquisas com grau suficiente de unidade e generalidade, suscetíveis de levar (...) a conclusões concordantes que não resultam de convenções arbitrárias nem de gostos ou interesses individuais (...) mas, sim, de relações objetivas que se descobrem gradualmente e que se confirmam pormétodos de verificação definidos”. Enquanto para Cupani(2000), “ A ciência é uma atividade social produtora de um saber objetivo, resultante da combinação da observação sistemática, experimental ou quase experimental, e o raciocínio lógico-matemático. Trata-se de um saber que permite o controle teórico e prático da realidade, entendendo por ‘controle’ a situação em que algo que fica à disposiçãode um outro, para fins deste último”.
Cortina e Martinez (2005)afirmam: “A palavra ‘ética’ procede do grego ethos, que significava originariamente ‘morada’, ‘lugar em que vivemos’, mas posteriormente passou a significar ‘o caráter’, o ‘modo de ser’ que uma pessoa ou grupo vai adquirindo ao longo da vida. Por sua vez o termo ‘moral’ procede do latim mos, moris, que originariamente significava‘costume’, mas em seguida passou a significar também ‘caráter’ ou ‘modo de ser’. Desse modo, ‘ética’ e ‘moral’ confluem etimologicamente em um significado quase idêntico... fala-se, por exemplo, de uma ‘atitude ética’ para designar uma atitude ‘moralmente correta’ (...); ou diz-se que um comportamento ‘foi pouco ético’ para significar que não se ajustou aos padrões habituais da moral vigente.”
Apartir da hecatombe de Hiroshima, a ambigüidade do progresso científico-tecnólogico passou do plano teórico para o existencial. Segundo Chibeni, “Descobrir a existência e propriedades do núcleo atômico é uma coisa; usar esse conhecimento para fazer um reator nuclear, que forneça energia e melhore o bem-estar de uma população é outra; usar esse mesmo conhecimento para fazer uma bomba atômica é outra;e, por fim, decidir lançar essa bomba em um determinado contexto bélico ou de luta política é ainda outra. Cada um desses passos, a partir do segundo, envolve decisões de pessoas e grupos de pessoas que repercutem sobre outros seres”.
Já com “A notícia de que a ovelhinha Dolly era o primeiro clone de um animal adulto provocou em nós um misto de fascinação e pavor. Fascinação, pois a clonagem deDolly representa uma conquista importante nesses cem anos de pesquisas no campo da biologia molecular, em que o homem tem a sensação de estar ‘brincando de Deus’. Pavor, pois ao lado dessa aventura milenar do ‘conhece-te a ti mesmo’ o homem vai adquirindo o ambíguo poder da técnica” (CARDOSO, 1998).
A seguir passaremos a argumentação, perante os fatos citados acima, a favor de que o sabercientífico depende do saber ético. Levantamos 05 argumentos.
Como primeiro argumento : o conhecimento científico nem sempre é confiável. Pois a Ciência, entendida como indagação baseada na observação e na medida - que usa a experimentação para controlar suas hipóteses e teorias, e, onde pode, sua formalização e/ou modelização para detectar regularidades e fornecer previsões - se apresenta como umsaber progressivo e coletivo, crítico e falsificável. Não há nem pode haver afirmações científicas das quais não se possa ou não valha a pena duvidar. Para se alcançar o conhecimento válido, as normas da ética são obrigatórias (CUPANI, 1998 ; SCHRAMM, 2012).
Como segundo argumento: o saber científico não pode ignorar o saber ético. Cabe ao ser humano decidir sobre a utilização correta da...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • saber espontaneo e saber cientifico
  • Saber Científico
  • Saberes Cientifico
  • Naturezas e formas do saber ético
  • Resumo O nascimento do saber cientifico
  • Senso comum e saber científico
  • Dos saberes espontâneos ao conhecimento científico
  • esquema do saber cientifico

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!