O romantismo em portugal

Páginas: 2 (297 palavras) Publicado: 22 de abril de 2013
Nesse trabalho o intuito principal é o aprofundamento dos nossos conhecimentos em relação ao Romantismo ocorrido em Portugal, pois diante deste assunto iremos abranger demais temas commelhores facilidades de aprendizagem.
O Romantismo Português teve inicio a partir de 1836. As ideias românticas começaram a fluir e junto a elas, o país passava por uma profunda crise econômica,política e social.
O movimento romântico durou quatro décadas e teve três períodos diferentes: A primeira geração, que era empenhada a implantar o Romantismo em Portugal, sendo assim,teve-se mantido alguns traços clássicos na poesia, principalmente os recursos ligados a forma, como a rima e o tom. Os autores que mais se destacaram nesse período foram: Almeida Garrett,Antônio Feliciano de Castilho e Alexandre Herculano, que escreveram excelentes obras como; “A harpa do crente”, “Camões”,”Dona Branca”,”Flores sem Frutos”, entre outros.
A segunda geração, teveinicio em 1840, e é marcada pelo exagero sentimental, caracterizada pelo “mal do século”. Nessa fase, os poetas sentem-se livres para expressar sua sensibilidade. O autor que mais se destacounesse período foi Camilo Castelo Branco, com suas belíssimas obras “Amor de perdição”, “Amor de salvação”, “A queda de um anjo”, “Carlota Ângela”, entre as demais.
A terceira geração, teveseu inicio em 1860, e percebemos que os traços supervalorizados do amor, são deixados de lado e os autores começam a se encontrar mais com a realidade, com muita espontaneidade lírica emusical. O principal autor dessa fase, foi Júlio Dinis que escreveu romances, contos e poesias, como: “As pupilas do senhor reitor”,”Uma família Inglesa”,”Serões da província”, “Poesias”.Contudo, podemos compreender que esses momentos que a literatura presenciou, foi um dos marcos principal para a definitiva liberdade de expressão de pensamento, que se firmou claramente com o...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • linguagem do romantismo , romantismo em portugal
  • Romantismo em Portugal
  • Romantismo em portugal
  • Romantismo em portugal
  • Romantismo em portugal
  • O romantismo em portugal
  • O Romantismo em Portugal
  • ROMANTISMO EM PORTUGAL

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!