O risco do creascimento economico fragil

568 palavras 3 páginas
A nova classe média não é resultado direto de uma distribuição de renda mais saudável nem de um Brasil menos desigual – e sim da facilidade de acesso ao crédito. Essa condição não é sinônimo de mobilidade social.
Você pertence à classe média, à classe baixa ou às classes mais altas da população? A autoclassificação é sempre muito difícil, mas não se preocupe. Os estudiosos de demografia, economia, sociologia e marketing também têm dificuldades para entender a estrutura e o tamanho das classes que compõem a sociedade brasileira. E, no entanto, trata-se de um tipo de conhecimento crucial para que os governos criem políticas públicas e a iniciativa privada lance novas marcas e produtos. Além do mais, medir o tamanho dos grupos sociais com o passar dos anos é o melhor caminho, talvez o único, para verificar se está ocorrendo mobilidade social – ou seja, se indivíduos pertencentes a uma classe estão passando para outras depois de algum tempo. É uma percepção fundamental.

Afinal, a mobilidade é um fenômeno que está ocorrendo no Brasil? A nova classe média, esta que veio das camadas mais pobres, desponta com imenso destaque na imprensa. Celebra-se um universo de pessoas que estariam viajando mais, comprando mais, adquirindo carros e apartamentos zero-quilômetro. Existe uma intenção clara de apontar o brotar de um novo segmento da população, em um país supostamente menos desigual. Criaram-se, especialmente a partir de 2009, um cenário estimulante para as empresas e um vasto naco da sociedade a ser explorado pelos políticos, ou pelo populismo.

Convém, contudo, acompanhar o fenômeno de expansão econômica com muita atenção e algumas ponderações. Há exagero. A nova classe média cantada em verso e prosa está baseada em dois critérios diferentes. O primeiro é o utilizado pela Fundação Getulio Vargas (FGV). Ele foi formulado a partir da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD), feita pelo IBGE, e estabelece faixas de renda para cada uma das cinco classes sociais.

Relacionados