O rio sarapuí e as implicações cotidianas vivenciadas pelos moradores do município de duque de caxias – rj

2082 palavras 9 páginas
Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ
Centro de Educação e Humanismo
Faculdade de Educação da Baixada Fluminense- FEBF
Departamento de Formação de Professores
Curso: Licenciatura em Geografia
Autora: Tayla Santana

O Rio Sarapuí e as Implicações Cotidianas Vivenciadas pelos Moradores do Município de Duque de Caxias – RJ

Duque de Caxias
Novembro- 2011

1 Justificativa
A escolha em abordar a realidade do rio Sarapuí se deu pelo fato de ser moradora do município de Duque de Caxias/ RJ e constantemente analisar a paisagem do rio, incluindo a população ao seu redor e os problemas decorrentes aos moradores dessa região.
Meu objetivo é explicar como se deu ao longo do tempo histórico o processo de poluição do rio Sarapuí e a sua importância.
O rio Sarapuí nasce na serra de Bangú. Anteriormente o rio desaguava diretamente na Baía de Guanabara. Era um rio autônomo, porém devido a mudança da sua foz no governo de Getúlio Vargas, hoje ele deságua no rio Iguaçu, ,na cidade de Duque de Caxias, na região da Baixada Fluminense. O rio atravessa os municípios de Nilópolis, Duque de Caxias, Mesquita, Rio de Janeiro, São João de Meriti e Belford Roxo.
Devido ao desenvolvimento da região, às mudanças ambientais ocorridas em virtude da ocupação desordenada às margens da Bacia do rio Sarapuí e a alteração do percurso natural deste pela ação humana, o rio atualmente apresentam um alto nível de degradação ambiental e perda da biodiversidade presente nele, além do constante problema das enchentes que atingem a Baixada Fluminense periodicamente desde a intervenção do homem nesta região.
O rio Sarapuí é um dos principais rios da Baixada Fluminense e até a metade do século passado era navegável e fonte de sobrevivência dos pescadores da região, hoje encontra-se em estado de assoreamento, extremamente poluído, destino de dejetos industriais e domésticos da população que vive as suas margens e ausente da biodiversidade que antes o compunha.
O entorno do rio

Relacionados

  • monografia de termino de curso de serviço social
    27191 palavras | 109 páginas
  • Constituição
    236777 palavras | 948 páginas