O reverso da logística: a ecoeficiência como instrumento para o sucesso da responsabilidade socioambiental empresarial.

Páginas: 12 (2807 palavras) Publicado: 3 de janeiro de 2013
INSTITUTO FEDERAL DE CIÊNCIA, TECNOLOGIA DO ACRE – IFAC.
CAMPUS RIO BRANCO



O reverso da logística: A ecoeficiência como instrumento para o sucesso da responsabilidade socioambiental empresarial.




Rio Branco
2012

“O REVERSO DA LOGÍSTICA: A ECOEFICIÊNCIA COMO INSTRUMENTO PARA O SUCESSO DA RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL EMPRESARIAL.”

Trabalho sobre a “O reverso dalogística: a ecoeficiência como instrumento para o sucesso da responsabilidade socioambiental empresarial.”, elaborado como requisito parcial para a disciplina de Gestão Ambiental.


RIO BRANCO
NOVEMBRO/2012

1. INTRODUÇÃO

O homem, desde os tempos mais remotos, sempre buscou uma relação de domínio sobre a natureza com base na sua criatividade, visando garantir a sua existência em umambiente hostil, o que propiciou descobertas que facilitaram diferentes formas de dominação sobre os demais seres vivos, considerada como início da degradação da natureza por Simão (2008). O resultado foi o aumento da concorrência em todos os setores industriais por meio do avanço tecnológico e a necessidade da prestação de serviços cada vez melhores para atender às exigências dos consumidores.Atualmente, as empresas estão tomando um comportamento ambiental ativo, transformando uma postura passiva em oportunidades de negócios, segundo Lora (2000). O meio ambiente deixa de ser um aspecto para atender as obrigações legais e passa a ser uma fonte adicional de eficiência. No cenário econômico, muitas empresas procuram se tornar competitivas, nas questões de redução de custos, minimizando oimpacto ambiental e agindo com responsabilidade. Diante dessa nova postura, descobriram que controlar a geração e destinação de seus resíduos é uma forma a mais de economizar e que possibilita a conquista do reconhecimento pela sociedade e o meio ambiente, pois não se trata apenas da produção de produtos, mas a preocupação com a sua destinação final após o uso. Isso significa que, para ter sucesso, umaorganização deve oferecer um produto com maior valor perceptível pelo cliente, ou produzir com custos menores, ou, ainda, utilizar a combinação das duas estratégias.

2.1. Delimitações do tema

Logística Reversa consiste em reparar de modo invertido todos e quaisquer resíduos sólidos denominados “lixo” na cadeia logística, trazendo muitas preocupações para o ambiente, pois faz asorganizações refletirem o quanto será gasto para solucionar o problema, e assim dando vida saudável ao ambiente empresarial, e para tentar solucionar estas problemáticas, surge então a Logística reversa, tendo como objetivo fazer o caminho inverso na cadeia de suprimentos, ou seja, fazer retornar à origem os produtos sem utilidade para o mercado, tendo assim objetos como as embalagens e todo tipo dematerial não orgânico produzido pela empresa, possibilitando assim, a sua reutilização, como reciclagem ou descarte apropriado, reduzindo o máximo a agressão ao ambiente em que vivemos (GUZZO, Antônio Marcos, Pág. 184).

2. DESENVOLVIMENTO

3.2. A diferença entre logística e logística reversa
A maioria das empresas já percebeu e tem consciência de que a manutenção qualidade de seusprodutos e serviços, bem como a melhoria de seus resultados depende de uma melhor atuação dos processos logísticos que representa um considerável fator de sucesso para seus negócios. Dessa forma, a logística passa ser o fator estratégico para as empresas com intuito de atender sempre o cliente de forma eficiente levando em consideração dois conjuntos de mudanças, sendo que o primeiro são as mudançaseconômicas, que criam novas exigências competitivas e a segunda são as mudanças tecnológicas, que tornam possível o gerenciamento eficiente e eficaz das operações logísticas, cada vez mais complexas e demandantes.
Segundo Christopher (2011, p.3), “a logística é em essência uma orientação e uma estrutura de planejamento que visam criar um único plano para o fluxo de produtos e informações por...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Responsabilidade socioambiental: seria esta, uma realidade ou estratégia empresarial.
  • As perspectivas da gestão empresarial: administração com responsabilidade socioambiental
  • A LOGÍSTICA EMPRESARIAL COMO INSTRUMENTO PARA A REDUÇÃO DE CUSTOS E MELHORIA DOS SERVIÇOS
  • RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL
  • Responsabilidade socioambiental
  • Responsabilidade socioambiental
  • Responsabilidade socioambiental
  • Responsabilidade socioambiental

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!