O revelevo

2315 palavras 10 páginas
O relevo é definido como a forma da superfície terrestre, podendo ser classificado de acordo com a variação de nível. Entre os fatores responsáveis por dar forma (modelar) ao relevo estão os vulcões, terremotos, clima, chuvas, geleiras, ventos, a ação do homem, entre outros.

Esse aspecto físico é de fundamental importância para a realização das atividades humanas, sendo determinante na construção de fábricas, rodovias, residências, etc.

É possível encontrar diferentes formas de relevo pelo mundo. Sendo assim, podemos destacar quatro tipos de relevo: planície, montanha, depressão e planalto.

Planícies – são terrenos relativamente planos, formados principalmente a partir de rochas sedimentares. Há também a planície litorânea, que consiste nas regiões próximas ao litoral.

Montanhas – são grandes elevações da superfície terrestre, sendo consequência de fenômenos como atividade vulcânica, terremotos, etc. Esse tipo de relevo apresenta terreno bastante acidentado.

Depressões – é um tipo de relevo caracterizado por apresentar altitude inferior à do relevo em sua volta. A depressão pode ser classificada como absoluta, desde que esteja abaixo do nível do mar.

Planaltos – são relevos marcados pela variação de altitude, apresentando formas distintas, como serras, morros e chapadas. Normalmente essas áreas são extensas e possuem forma ondulada.
O relevo terrestre pode ser definido como as formas da superfície do planeta. O relevo origina-se e transforma-se sob a interferência de dois tipos de agentes: os agentes internos e externos.

endógenos: Atuam de dentro para fora (deformando), vulcanismo e tectonismo; exógenos: Atuam na superfície (modelando), intemperismo e a antropicidade (o fator humano).
Índice [esconder]
1 Os agentes modeladores ou modificadores do relevo
2 Intemperismo
3 Agentes internos
3.1 Tectonismo
3.2 Vulcanismo
3.3 Abalos sísmicos ou terremotos
4 Agentes externos:
4.1 As geleiras
4.2 Rios, os grandes construtores
4.3

Relacionados

  • CARTÃO DE VISITAS SALÃO DE BELEZA
    1294 palavras | 6 páginas