O retrocesso dos direitos sociais

Páginas: 3 (512 palavras) Publicado: 6 de julho de 2013
O Retrocesso dos Direitos Sociais
Nos anos 1980, a severidade econômica e a ideologia dominante no mundo capitalista mudaram .O Keynesianismo cada vez mais rejeitado pelas classes dominantes esendo substituído pelo neoliberalismo , com a eleição de Tatcher em 1979, na Grã- Bretanha , logo depois Ronald ,em 1980 nos Estados Unidos , surge a nova severidade , conhecida de monetarismo , ondepassou a ser aplicada sobre a forma de políticas econômicas que reconheciam como objetivo único combater a inflação mediante equilíbrio orçamentário e políticas monetárias estritas . Depois alguns paísesfizeram o mesmo.
O neoliberalismo é conexão contrario ao Estado de bem-estar, por que os valores individualistas são incompatíveis com a própria noção de direitos sociais. Este antagonismo pode servisualizado melhor quando é comparando o keynesianismo e o monetarismo no que se refere ao desemprego. Keynes se esforçou para mostrar que grande parte dos desempregados era involuntariamente,sobretudo em época de crise ou depressão, estando disposta a trabalhar pelo salário vigente e ate mesmo por menos. Deixando claro que o desemprego é uma chaga social que deve ser evitada por políticas queestimulam o crescimento. Já Milton Friedman, um dos teóricos do monetarismo, refutar Keynes , tentando demonstrar que todo desempregado é voluntariamente .
O movimento operário sentiu duramente o golpee tentou reagir, exigindo a volta das políticas keynesianas, mas o seu próprio enfraquecimento pelo desemprego contribuiu para que suas demandas não fossem atendidas. A soberania do neoliberalismodurante os anos 80 e 90 não conseguiu elimina os direitos sociais já conquistados, mas impediu que novos fossem obtidos. O agravamento da situação de emprego contribuiu no aprofundamento das diferençassociais. O desemprego em massa somado as formas precarizadas de trabalho reduziu drasticamente a cobertura dos direitos sociais, o que explica a forte sensação de que o Estado de bem-estar se...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • o retrocesso dos direitos sociais
  • CLÁUSULA DE PROIBIÇÃO DE RETROCESSO AOS DIREITOS ECONÔMICOS E SOCIAIS
  • Clausula de Proibição ao Retrocesso do Direitos Econômicos e Sociais no Direito Brasileiro
  • Princípio da proibição do retrocesso social
  • DIREITO DE FAMÍLIA: POLIGAMIA E O RETROCESSO DO DIREITO DE FAMÍLIA
  • DESENVOLVIMENTO, CONSOLIDAÇÃO E RETROCESSOS DA POLÍTICA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL NO BRASIL
  • Direitos Humanos no Brasil avan os e retrocessos 1 1
  • Artigo Redu O Da Maioridade Penal Um Retrocesso Na Conquista De Direitos

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!