O Renascimento

Páginas: 17 (4030 palavras) Publicado: 29 de setembro de 2014
UNIVERSIDADE CATÓLICA DO SALVDOR INSTITUTO DE LETRAS DE MÚSICA CURSO: LICENCIATURA EM MUSICA DISCIPLINA: HISTORIA DA MUSICA




O RENASCIMENTO



NATALY DO VALE
GUILHERME TEIXEIRA
MATEUS MARIANI
FABIO SOUZA



Salvador-Bahia
2014
ORENASCIMENTO







Trabalho apresentado a
Universidade de Licenciatura em Musica – UCSAL,
como requisito parcial de avaliação da disciplina
História da Música – Selma Alban Cruz







Salvador-Bahia
2014
SUMÁRIO




1. INTRODUÇÃO
2. DESENVOLVIMENTO
2.1 QUAL A PRINCIPAL CORRENTE FILOSÓFICA DO RENASCIMENTO E COMO ELA INFLUENCIOU O DESENVOLVIMENTO DAS ARTES, EMESPECIAL DA MÚSICA, DESTE PERÍODO?
2.2 A IMPORTÂNCIA DA MÚSICA VOCAL:
2.2.1 A MISSA POLIFONICA
2.2.2 CHANSON (CANÇÃO)
2.2.3 VILLANCICO
2.2.4 MADRIGAL
2.2.5 AYRE (ÁRIA) INGLESA
2.3 O FLORESCIMENTO DA MÚSICA INSTRUMENTAL
3. CONCLUSÃO
4. REFERÊNCIA





O Renascimento

1. Introdução

Renascimento, Renascença ou Renascentismo são os termos usados para identificar o período daHistória da Europa entre fins do século XIV e inicio do século XVII. Os estudiosos não chegaram a um consenso sobre a duração desse periodo, havendo variações e divergências entre os autores. ]Independente disso, o Renascimento foi marcado por transformações em áreas da vida humana, que começaram no final da Idade Média e boa parte da Idade Moderna. Essas transformações foram mais evidentes na cultura,economia, religião, sociedade e política caracterizando a transição do feudalismo para o capitalismo e a ruptura com as estruturas medievais. O termo é mais utilizado para descrever seus efeitos nas artes, filosofia e ciências. O período da Renascença se caracteriza pelo enorme interesse ao saber e a cultura. O homem explorava os mistérios de suas emoções, de seu espírito, desenvolvendo umapercepção de se próprio e do mundo ao seu redor em vez de aceitar os fatos, passou a observar, questionar e começou a deduzir coisas por conta própria. Esses fatores tiveram fortes impactos sobre pintores, músicos, escritores, arquitetos e consequentemente sobre suas criações. Foi uma idade de grandes descobertas e explorações, a época em que Colombo, Vasco da Gama, Cabral e outros exploradores estavamfazendo suas viagens e descobrimentos. Chamou-se de Renascimento por causa da redescoberta e revalorização das referencias culturais da antiguidade que deram um norte as mudanças desse período em direção a um ideal humanista e naturalista. Com a publicação do livro A Cultura do Renascimento na Itália (1867) onde Jacob Burckhardt definia o período como uma época de descoberta do mundo e do Homem.
ORenascimento manifestou-se primeiro na região italiana da Toscana, tendo como principais centros as cidades de Florença e Siena, de onde se difundiu para o resto da península Itálica e depois para todos os países da Europa Ocidental. A Itália permaneceu como o local onde o movimento apresentou maior expressão, mas tambem aconteceram nanifestacões importantes na Alemanha, Ingleterra, PaísesBaixos, Espanha e Portugal.

2. DESENVOLVIMENTO
2.1 QUAL A PRINCIPAL CORRENTE FILOSÓFICA DO RENASCIMENTO E COMO ELA INFLUENCIOU O DESENVOLVIMENTO DAS ARTES, EM ESPECIAL DA MÚSICA , DESTE PERÍODO?


O Humanismo é considerado como a principal corrente filosófica do Renascimento. Tendo o neoplatonismo, antropocentrismo, hedonismo, racionalismo, otimismo e individualismo como conceitos base. Éum método de aprendizagem que faz uso da razão individual e da evidência vivida para chegar suas conclusões, junto à consulta dos textos originais. O homem no Humanismo se torna pesquisador da natureza, tendo o raciocínio lógico e racional do mundo. Além disso, o humanismo trouxe a inspiração dos antigos gregos e romanos que tinha a arte como imitação da natureza e o homem nesse cenário um...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • renascimento
  • Renascimento
  • Renascimento
  • renascimento
  • Renascimento
  • renascimento
  • Renascimento
  • O Renascimento

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!