o relovo

367 palavras 2 páginas
RELEVO: Classificação do relevo brasileiFala galera tudo bem! Na aula de hoje vamos tratar da mais recente classificação do relevo brasileiro, trata-se da da classificação de Jurandy Roos. Como já falamos em nas duas ultimas aulas o relevo brasileiro tem sua formação muito antiga e resulta principalmente de atividades internas do planeta Terra e de vários ciclos climáticos. a erosão, por exemplo, foi provocada pela mudança constante de climas úmidos, quente, semiárido. Outros fenômenos da natureza (ventos e chuvas) também contribuíram no processo de erosão, nessa classificação o relevo brasileiro apresenta-se em:
a) Quanto ao critério:
As classificações das macrounidades do relevo brasileiro sofreu uma evolução quanto aos critérios e métodos utilizados. A pioneira classificação da década de 40, de Aroldo de Azevedo, utilizava como critério de classificação a altimetria, sob a qual as superfícies acima de 200m seriam os planaltos e, as que estivessem entre o nível do mar até 200m seriam as planícies. A classificação de Aziz Ab’Sáber, da década de 50, adota o conceito de processo erosivo para classificar as macrounidades: planaltos são superfícies em que predomina o desgaste erosivo, enquanto planícies são aquelas em que predominam os processos de acumulação dos sedimentos. Quanto ao seu critério Jurandyr Ross associou informações sobre o processo de erosão e de sedimentação dominantes (critério geomorfoclimáticos) com informações da base geológico-estrutural do terreno e com o nível altimétrico(critério geomorfológico).
- Critério morfoestrutural (Estrutura Geológica) Segundo as características morfoestruturais ele classificou em três níveis o relevo: - considera altimetria da superfície (planalto, planície ou depressão); - considera a estruturação das macro-unidades: base geológica (ex.: sedimentar, cristalino...);
- Critério morfoclimático (Ação do clima) - considera os processo de intemperisticos(ganho ou perda de sedimentos):

-

Relacionados

  • America Latina e Africa
    1298 palavras | 6 páginas
  • O RELEVO BRASILEIRO
    3276 palavras | 14 páginas