O REINO DO CONGO

Páginas: 18 (4333 palavras) Publicado: 18 de setembro de 2014

REPÚBLICA DE ANGOLA
INSTITUTO SUPERIOR DE CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO DE BENGUELA
DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS



HISTÓRIA DE ÁFRICA II


TEMA:
A ORIGEM E EVOLUÇÃO
DO REINO DO CONGO




Grupo nº 1
Sala nº 8
2º Ano
História/Pós-laboral O Docente:
A. Kapitango





BENGUELA, MAIO DE 2014



REPÚBLICA DE ANGOLA
INSTITUTO SUPERIOR DE CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO DEBENGUELA
DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS



HISTÓRIA DE ÁFRICA II


TEMA:
A ORIGEM E EVOLUÇÃO
DO REINO DO CONGO


Elementos do grupo:
1- Isaac
2- Mampassi
3- Maria
4- Pedro
5- Valdez




BENGUELA, MAIO DE 2014
PENSAMENTO
A História é a testemunha do passado, luz da verdade, vida da memória, mestre da vida, anunciadora dos tempos antigos.
Cícero
DEDICATÓRIADedicamos este modesto trabalho às pessoas que fazem do ensino e aprendizagem o seu dia-a-dia neste vasto campo do saber.
Dedicamos também a todos que de forma directa ou indirecta contribuíram para que este trabalho fosse realidade.


AGRADECIMENTO
É com elevada honra e estima que temos a agradecer em 1º lugar ao nosso companheiro de luta, aconselhador incansável Deus todo-poderoso, sem esquecerao docente da cadeira, professor Alberto Kapitango, pela sua maneira de transmitir os seus conhecimentos.
A todos aqueles que directa ou indirectamente fizeram com que este trabalho fosse uma realidade, a todos o nosso muito obrigado.

ÍNDICE





INTRODUÇÃO
No trabalho que nos foi proposto, pretendemos fazer alusão ao reino do Congo que foi o primeiro Estado a formar-se na costaOcidental de África, o abordaremos desde as suas origens até ao período afro - português, ambicionamos encostar a aspectos vinculados à estrutura económica, social e política e cultural do reino do Congo no período colonial ou afro – português.
Neste contexto, o tema reveste-se de grande importância no contexto do estudo e do conhecimento da História de Angola particularmente. Entretanto, apesar daescassez de bibliografia diversificada ligadas ao tema, usaremos o que existe para tornar o tema perceptível.

1- Limites geográficos do Reino do Congo
O Reino do Congo, ou império do Congo, foi um reino africano localizado no sudoeste de África em território que hoje corresponde ao norte de Angola, a Cabinda, à Republica do Congo e à parte ocidental da Republica Democrática do Congo. Na suamáxima dimensão, estendia-se desde o oceano Atlântico, a oeste, até ao rio Kwango, a leste, e do rio Congo a norte, até ao rio Loje, a sul.
O império consistia de seis província governadas por um monarca, o Manikongo dos Bakongo (povos Kongo), mas a sua área de influência estendia-se também até aos estados limítrofes.

2- A origem do Reino do Congo
A federação do reino do Congo, foi uma dasmaiores e mais dinâmicos conjuntos políticos do continente africano, situado na África Central no período pré – colonial, esta federação englobava vários povos. (Vide Lopes e Capumba, 2006: 32).
A análise feita das fontes orais e escritas, permitiram concluir que o reino do Congo foi fundado pelo povo Bakongo embora se encontrasse povos Kimbundo ou Mbunbu, este povo Bakongo, encontravam-se ao suldo rio Nzandi numa vasta região que compreendia entre o oceano atlântico e o rio kuango constituía-se por várias chefaturas mais ou menos independentes. (Ibidem: 32).
A norte do rio Zaire ou Congo e a leste da actual província de Cabinda, existia uma chefatura dirigida por Nimi – a - Nzima, que seus filho Nimi – a – Lukeni, motivado por ambição desejou constituir um reino maior que o de seu pai, eescolheu a região do rio Zaire ou Congo, dada a fragilidade das inúmeras chefaturas nela existente, neste contexto Nimi – a - Lukeni começou a desenvolver um conjunto de acções político – militares até conquistar outras terras e assim formar o reino do Congo no século XIII. (Ibidem: 32).
A figura mostra o mapa do reino do Congo no século XVI. (Vide História, 1º Volume, Ensino de Base 8ª...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • O Reino do congo
  • reino do congo
  • reino do CONGO
  • Reino do congo
  • Reino do Congo
  • O Reino Do Congo
  • Reino do Congo
  • Reino do congo

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!