O regime de metas de inflação

Páginas: 20 (4823 palavras) Publicado: 6 de novembro de 2011
Regime de Metas de Inflação: uma revisão da literatura

Luiza Betina Petroll Rodrigues
Outubro de 2009

Introdução

A discussão do papel da política monetária na promoção do crescimento econômico e da estabilidade tem envolvido economistas desde o nascimento desta ciência. Posições extremas, que negam qualquer papel à política monetária, ou, ao contrário, que a consideram fundamentalpara o crescimento, convivem com posições intermediárias, sem que a questão tenha sido resolvida.
No contexto recente, uma estratégia de política monetária chama a atenção: o regime de metas de inflação, que trouxe à tona (mais uma vez) a discussão sobre o papel da política monetária. Os objetivos deste trabalho são dois. Primeiro, busca-se fazer uma leitura da bibliografia recente sobre oassunto e assim fornecer ao leitor uma introdução ao tema. Em segundo lugar, este trabalho tem o objetivo discutir os pontos de encontro e de conflito entre o regime de metas de inflação e a herança keynesiana, entendida aqui como sendo a obra de Keynes e das escolas que nela se basearam (pós-keynesianos, neokeynesianos, novos keynesianos, etc), que nega o caráter neutro da política monetária.Para cumprir estes objetivos, o trabalho está organizado como se segue. Em primeiro lugar, será apresentada uma visão geral da literatura sobre o regime de metas de inflação (a partir de agora simplesmente “regime de metas”, para facilitar), que permitirá uma leitura mais crítica do texto. Em segundo lugar, serão apresentadas algumas definições de regime de metas, com ênfase no principalponto de divergência, que é a questão de quanta discricionariedade tem (ou deve ter) a autoridade monetária. Esta divergência é apresentada a partir da discussão que muitos autores fazem ao questionar a afirmação que faz a principal obra sobre regime de metas: “não é uma regra, é um arcabouço”. Percebe-se, já nesta divergência sobre a definição, as diferentes posições das escolas heterodoxas eortodoxas. Em seguida, a terceira seção tratará da origem do sistema de metas, que tem seu prolongamento natural na discussão sobre a neutralidade da moeda, que é apresentada na quarta seção. A crença (ou não) na neutralidade da moeda implica diretamente na aceitação (ou não) da lógica do regime de metas tal como é construído, lógica esta apresentada na quinta seção. Igualmente, a eficácia do regime,discutida na sexta seção, será questionada por aqueles que não aceitam esta lógica.
O trabalho conclui que, apesar de existirem pontos fundamentalmente diferentes entre o regime de metas de inflação e a herança keynesiana, as contribuições intelectuais de John Maynard Keynes e seus discípulos ao desenvolvimento e até à crítica deste instrumento de política monetária são expressivas e merecemser salientadas. Não se pode concluir, portanto, que o regime de metas de inflação é uma criação exclusiva da escola ortodoxa.

1) A bibliografia sobre metas de inflação

Como qualquer tema recente, “regime de metas de inflação” é um assunto que carece de distanciamento histórico. A maioria da literatura que o aborda carrega um tom político/ ideológico - de sugestão da implantação dasmetas em determinado país, ou, ao contrário, de crítica a essa implantação[1]. Assim sendo, até mesmo a pergunta fundamental, sobre a eficácia do regime de metas de inflação, é questionada estruturalmente. “O que quer dizer eficácia quando se fala em regime de metas de inflação?” “É possível provar alguma eficácia?”.
Um dos textos mais importantes sobre o assunto é o livro de Bernanke et al,“Inflation Targeting: Lessons from the international experience”, de 1999[2]. Apesar da excelente qualidade de seu conteúdo e a clareza das explicações, é preciso ter em mente a biografia de seus autores, o que dá ao livro um tom claramente pró-metas de inflação: Ben Bernanke é presidente do conselho de administração do banco central norte americano (FED) e é conhecido por apoiar a implantação do...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Regime de metas de inflação
  • A Implementação do Regime de Metas para a Inflação no Brasil
  • regime de metas de inflação no governo lula
  • Metas de Inflação
  • Metas para Inflação
  • O REGIME DE METAS PARA INFLAÇÃO NO BRASIL E A ESCOLA NOVO-CLÁSSICA: UMA CRÍTICA PÓS-
  • Metas de inflação
  • Regime de metas

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!