O reflexo dos títulos de créditos como investimento empresarial

Páginas: 8 (1868 palavras) Publicado: 14 de outubro de 2011
O Reflexo dos Títulos de Créditos Como Investimento Empresarial

Belo Horizonte
2010

JUSTIFICATIVA
Acredita-se ser importante estudar sobre o tema títulos de crédito, pois sempre tiveram significativa no mundo dos negócios empresarial, nela compreendidos os segmentos da indústria, do comércio e da prestação de serviços.
Dentre vários títulos de credito, mencionados no trabalho, a opçãoem abordar mais especificamente sobre a Duplicata, por esta ser muito utilizado nas operações de crédito mercantis, assim tem-se a oportunidade de fazer uma abordagem mais ampla dos negócios evidenciando a duplicata como instrumento movimentação de crédito, de investimento, de meio de pagamento e de conversibilidade de recursos.
Esta pesquisa vai agregar valor ao nosso estudo, por se tratar de umtema ainda não familiar, com conhecimentos importantes ao evidenciarmos informações intrínsecas nessa forma de operação, com embasamento legal conforme o Código Civil 2002.

PROBLEMÁTICA
Qual a importância da duplicata mercantil no cenário financeiro como mecanismo de garantia nas operações de credito?

OBJETIVOS
Geral:
Especificar e demonstrar o papel da duplicata mercantil como ferramentade conversibilidade de recursos.

Específicos:
* Explicar o que são títulos de créditos e principais tipos.
* Especificar o que é duplicata mercantil.
* Mencionar as características das duplicatas como documento de crédito.
*Demonstrar as vantagens de utilizar a duplicata como ferramenta de conversibilidades.
*Avaliar os ônus financeiros implícitos nas negociações com duplicatas.*Demonstrar o reflexo das antecipações de crédito no setor financeiro empresarial.

REFERENCIAL TEÓRICO

TÍTULOS DE CRÉDITO

Segundo RIZZARDO 2002, a palavra crédito vem do verbo latino credere, que significa acreditar, creditum é o produto decorrente daquilo que se acredita. Mesmo na convivência inter-relação humana requer a formação de convenções e contratos, onde serão estabelecidas condutas ouregras a serem compridas pelas pessoas, umas com as outras. Quando firmada essa obrigação ela deve ser prestada, não aceitando mais discussões gerando assim a imposição para o seu cumprimento. No campo empresarial, para o cumprimento das obrigações a serem prestadas ou os direitos oferecidos, em termos estabelecidos, que não permite mais discussões, constitui-se um crédito. O crédito é resultadodo elemento subjetivo e o objetivo, o subjetivo á a confiança em receber o bem ou o valor, o objetivo é a riqueza que está inserida na obrigação, elevando assim a probabilidade do cumprimento.
O titulo de crédito é um documento criado por lei para representar um determinado crédito, com condições específicas que lhe dão total idoneidade. Conforme o código Civil, no art.887 diz: “O título decrédito, documento necessário ao exercício do direito literal e autônomo nele contido, somente produz efeito quando preencha os requisitos da lei”.
Para RIZZARDO 2002, o crédito existe por si, o título só o exterioriza, porém se o documento não possui os requisitos necessários, sua exigibilidade fica comprometida. A exteriorização do crédito de acordo com a lei garante vantagens em inibir ainadimplência.
A principal função do título de crédito é em representar uma obrigação que garanta a liquidez e certeza, a ser prestada pelo credor. Mas também configura uma forma de mobilizar o crédito, tornando-o circulável através de endosso ou cessão, sendo esta uma das maiores vantagens que proporciona o título. (RIZZARDO, 2002)

PRINCIPAIS TÍTULOS DE CRÉDITOS
Existem vários títulos de créditos queserão definidos na sua natureza conforme suas características e classificação. De acordo com as características os títulos podem ser definidos como:
1- Título de crédito como documento de crédito
2- Literalidade
3- Autonomia
4- Cartularidade
5- Independência
6- Abstração
7- A inoponibilidade das exceções
8- Circulação
9- Formalismo
10- Solidariedade
11- Predominância do caráter pro...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • DIREITO EMPRESARIAL "TÍTULOS DE CREDITO
  • Direito empresarial
  • Direito empresarial: Títulos de Crédito
  • Direito Empresarial: Título de Créditos
  • Empresarial
  • Trabalho direito empresarial títulos de credito
  • Fichamento direito empresarial "títulos de credito"
  • Direito Empresarial III Titulos E Creditos

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!