O REFLEXO DA CARGA TRIBUTÁRIA NA MORTALIDADE DAS MICROEMPRESAS

3039 palavras 13 páginas
O REFLEXO DA CARGA TRIBUTÁRIA NA MORTALIDADE DAS MICROEMPRESAS

Em uma pesquisa realizada em janeiro de 2012 pelo jornal O Povo o Brasil encontra-se entre os 30 países com as maiores cargas tributarias, sendo também seu sistema tributário duvidoso e deficiente. É sempre necessário um planejamento tributário antes da constituição de uma micro ou pequena empresa . Sendo as Micro e Pequenas Empresas (MPEs) as organizações que mais sofrem com as cargas fiscais, para facilitar foi criado o SIMPLES, um sistema integrado de tributos que visa favorecer as MPEs, e consequentemente reduzir o índice de mortalidade empresarial. Destaca-se que no Brasil existe um crescimento cada vez mais relevante das microempresas, acarretando seu fortalecimento dentro do mercado nacional. Este trabalho teve como objetivo estudar e destacar os motivos que causam a rápida mortalidade empresarial na tentativa de encontrar alternativas de diminuir esse índice, foi dado um foco mais aprofundado na questão do reflexo da carga tributária pra as micro e pequenas empresas. Por fim, procurou-se demonstrar os resultados obtidos dos fatores que provocam a alta taxa de mortalidade de empresas no Brasil, em contra partida foram mencionadas algumas soluções para diminuir o risco de fechamento das microempresas.

INTRODUÇÃO
Os fatores relacionados com o fechamento das empresas são os mais variados possíveis, visto que o ambiente interno e externo que envolve a empresa é amplo e está em constante mudança. Por esse motivo não se pode afirmar quais são as razões pelas quais a empresa encerra suas atividades.
Neste trabalho buscou-se citar alguns elementos que podem ser considerados importantes, e cujo foco se refere à carga tributária nas microempresas determinada pelo SIMPLES, esta, por sua vez tem por objetivo diminuir a carga tributária com um reflexo bastante significativo conforme será visto neste trabalho.
Foram abordados algumas soluções e um ponto de vista para gestão e o planejamento

Relacionados